Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

Cursos

Neste espaço do blog você poderá acessar diretamente o curso e a vídeo aula específica que você procura de forma rápida e prática, basta clicar no link e começar a aprender!!!

Criação de Personagens Com Blender 3D - volume 3 - modelagem realista!

Temos o prazer de apresentar - depois de algum tempo sem novidades por aqui - o Curso de Criação de Personagem com Blender 3D - volume 3. Este curso demonstrará como modelar, texturizar, criar diferentes materiais, iluminar, riggar, animar, criar partículas e efeitos especiais e muito mais. O objetivo é a criação de um personagem realista.
O curso está dividido em módulos. O primeiro módulo abordará a completa construção da cabeça e testes de animação. O segundo módulo a completa criação do corpo e testes de animação. O terceiro e último módulo abordará a construção completa de um vídeo de 15 segundos, incluindo efeitos sonoros e efeitos especiais!
Sentimos muito pelo fato de que, provavelmente, não possamos disponibilizar todo o curso de forma gratuita aqui, mas disponibilizaremos algumas aulas.
Caso o número de doações para nosso blog cresça um pouco, poderemos passar a disponibilizar mais e mais aulas gratuitas, afinal, temos um custo operacional que tem de ser coberto.
Para assistir as aulas basta clicar nos links abaixo.


Módulo 1

Aula 1: Introdução ao curso e posicionamento de imagem de background.
Aula 2: Modelagem do nariz





Criando carros - BMW M3 E92


Neste curso da Fábrica de Pixel, criado por Daniel Franco Costa, você vai aprender um pouco sobre modelagem de carros utilizando-se de blueprints. O carro modelado nestas vídeo aulas é a BMW M3 E92.
Espero que curtam! Boa aula pra todos!


AULA 1
AULA 2
AULA 3
AULA 4


Criando cenas internas com Blender 3D



Este curso apresenta a criação de duas cenas internas com blender 3D, utilizando diversas técnicas ainda não abordadas da mesma forma em outros cursos aqui do blog, como as simulações de física usadas na toalha da primeira cena e no chocolate líquido da segunda cena. Todas as vídeo aulas estão em português e foram produzidas pelo professor Agair Gil, mostrando em tempo real todo o processo. A criação da primeira cena foi colocada a disposição gratuitamente aqui no blog, mas a da segunda cena está reservada somente para os sortudos que resolverem adquirir o curso completo por um preço simbólico dado o valor dos conhecimentos que podem ser adquiridos.


Para adquirir esse curso em DVD com vários extras basta clicar no botão abaixo.









Aulas gratuitas
Cena 1
Aula 1 - modelagem
Aula 2 - criação de materiais e texturização
Aula 3 - término da criação de materiais e texturização, renderização e profundidade de campo no node editor



Aulas pagas
Cena 2
Aula 1 - modelagem
Aula 2 - criação de materiais e texturização
Aula 3 - composição de cena, simulação de fluido, profundidade de campo com node editor e renderização


Curso de Artes Digitais por Softwares Livres




Este curso é de autoria de Caleb Souza e mostra, através de vídeo aulas, os preceitos básicos de utilização das principais ferramentas do Blender 3D e é por aqui que você deve iniciar seus estudos. Os vídeos tem em torno de 2 minutos cada um, sendo que cada um apresenta a forma de utilização de um recurso do programa. Antes de se aprofundar na criação de personagens, animação, criação de jogos, cenários e muito mais, é de suma importância dominar o funcionamento das ferramentas do Blender.


Criação de Personagens Com Blender 3D - volume 1



Este é o novo curso do nosso blog e, já de cara, tem apresentado um alto número de acessos. Este curso é totalmente original e produzido por Agair Gil, apresentando o passo a passo para a construção de um personagem 3D com vídeos em tempo real (sem ser acelerado), possibilitando que você possa seguir facilmente o que é demonstrado. Esse primeiro bloco do curso mostra toda a modelagem e o processo de animação de um personagem simples, ao qual não é atribuída nenhuma textura ou materiais complexos, e seu processo de modelagem é básico (partindo do processo de box modeling), sem muitos detalhes, contudo, já é apresentado o passo a passo e o conceito para a animação tanto através de bones como com shape keys. Espera-se, para o segundo bloco de vídeo aulas, com a criação de um outro personagem, um detalhamento do processo de animação de partículas hair através da aplicação de soft body e da criação de materiais complexos com a aplicação de texturas e mapeamento UV e, quem sabe, até a utilização do node editor para a criação de materiais ainda mais complexos!


Criando um personagem simples


Para adquirir esse curso em DVD com vários extras basta clicar no botão abaixo.









Curso de Blender 3D - criação de personagem: aula 12 - Acrescentando controladores na armadura.
Curso de Blender 3D - criação de personagem: aula 13 - Terminando processo de configuração dos controladores da armadura.
Curso de Blender 3D - criação de personagem: aula 14 - Iniciando o processo de animação.
Curso de Blender 3D - criação de personagem: aula 15- conclusão da animação com bones e shape keys.
Curso de Blender 3D - criação de personagem: aula 16 - Renderizando a animação.


Criação de Personagens Com Blender 3D - volume 2


Para adquirir esse curso em DVD com vários extras basta clicar no botão abaixo.









Depois de sua experiência no nosso primeiro curso de criação de personagens com Blender 3D, essa seqüência do curso já apresenta uma outra técnica de modelagem: a modelagem poligonal. Um pouco mais complexa para se "pegar o jeito", essa técnica oferece um maior detalhamento da malha, possibilitando a edição de cada polígono que a compõe. Com certeza, essa seqüência do do nosso curso vai te capacitar a ir ainda mais longe na estrada da arte CG. Apresentamos todo o passo a passo, seguindo o mesmo molde do curso anterior, desde os primeiros passos, com o diferencial que, desta vez, nos aprofundaremos mais na modelagem, criação de materiais e texturização, assim como na animação por bones e por shape keys. As aulas são originais e totalmente criadas pelo professor Agair Gil e o resultado delas é este personagem que você vê na imagem acima.
Bons estudos!


Modelagem da face


Fechamento da malha da cabeça e extrusão do pescoço


Modelagem da câmara interna da boca


Modelagem da orelha


Modelagem da arcada dentária


Criação da roupa e separação de materiais para elas


Modelagem das mãos



Modelagem dos pés


Olhos


Mapemento UV e texturização


Criação do boné


Modelagem e mapeamento do cabelo


Criação do esqueleto


Shape Keys


Drivers e personalização de bones


Aparentamento da malha ao esqueleto e uso da ferramenta weight paint


Animação com action editor e nla editor (fim do curso)

Vários


Time Lapse de modelagem poligonal da cabeça


Este primeiro vídeo postei só como curiosidade, mas dá pra ter uma idéia da modelagem poligonal da cabeça. Ele poderá ser de grande ajuda para a hora que você for planejar sua próxima modelagem.


Camera Changer


Camera chager é um script do Blender que controla a ativação e desativação das câmeras durante a animação, permitindo que se troque o ponto de visualização. Esse recurso é bastante útil para dar mais movimento para a cena, chamando mais a atenção para seu trabalho.



Setup de glúteos

Com a utilização de um esqueleto normal os glúteos das personagens sofrem achatamentos que  indesejados durante a animação. O que esse vídeo traz é um setup para que você configure o esqueleto, acrescentando mais alguns bones na região glútea para que isso não ocorra, tornando o resultado durante a animação muito mais satisfatório!


Dica rápida de Blender 2.5: dividindo as janelas.


As mudanças no Blender 2.5 têm atormentado a vida de alguns. Este vídeo vem à solucionar com uma dica básica o problema da divisão das janelas que é bem diferente na versão 2.5 do programa .
Dica rápida: divisão de janelas no blender 2.5.

155 comentários:

  1. Olá Agair
    parabéns pelo blog estou gostando muito e aprendendo muito também com suas vídeo aulas
    gostaria de pedir só um favor se possível
    se você tiver esses vídeos salvos no Pc por que não upa todos via torrent para download e semeá para o povo. sempre q você acabar um curso poderia colocar a opção para download dele.
    grato.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ikru... olha.. na verdade os cursos, após serem disseminados aqui no blog e no youtube gratuitamente, são também postos a venda no Mercado Livre pra quem quiser ter todos em casa pra material de consulta, incluindo uns extras nesse CD-R que não são colocados no blog ou youtube. Aquela primeira série de tutoriais de criação de personagens já está disponível lá, contando com extras de dicas sobre animação e com o arquivo do blender do personagem usado no tutorial pra livre uso. Tudo já é upado de graça aqui, pra manutenção da gratuidade dos serviços do blog precisamos dessa contribuição do pessoal... Se quiser adquirir o material é só ir até esse endereço: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178482669-criando-personagens-com-blender-3d-curso-1-_JM. Valeu pelo comentário e obrigado pelo apoio cara!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Agair!

    Ótimo blog e ótimos tutoriais. São de extrema utilidade! Parabéns.

    Mas me diga se voces vão lançar tutoriais com explicação da nova versão do Blender, a 2.5.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  4. Depois dessa série de criação de personagens que já estamos upando (e que está na versão 2.49), pensamos em começar outra série já com a nova versão... Provavelmente isso fique para o segundo semestre somente...

    ResponderExcluir
  5. Olá Agair
    certo entendo e foi uma boa tbm vender eles
    mas sobre esse novo curso desse personagem mais complexo tem prazo pra terminar já? qnd terminar e voce for fazer o Dvd faz uns extras com dicas sobre a modelagem dos cantos mais complicados eu particulamente ate a aula que estou não gostei de como ficou o olho, a boca e a orelha do meu personagem. claro se isso for possivel de ser feito
    grato e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  6. Respondendo as suas perguntas Ikru:
    Primeiramente, o tutorial não tem uma data prevista para término. Tento upar uma vídeo aula nova por semana, mas devido a alguns problemas com o computador em que estavam salvas as vídeo aulas e a outros projetos que estou desenvolvendo em paralelo, está havendo um momentâneo atraso para se upar novos vídeos.
    Respondendo a segunda observação sua, essa série de criação de personagem provavelmente será colocada a venda antes de serem upados todas as vídeo aulas aqui no blog, para que, quem está com certa pressa de terminar esse curso, possa adquirir o produto e já ir se adiantando.
    O grande problema é que estamos no meio do processo de estruturação de mais dois cursos: o de Blender 2.5 e um de música (para o blog de música, é claro), o que vem a aumentar muito a quantidade de trabalho por aqui...
    Agradeço seu interesse e, quanto a idéia de focar mais a modelagem de pontos críticos, verei o que é possível fazer, mas, para que vc consiga melhorar na modelagem... só com bastante prática mesmo...
    Continue acompanhando e divulgando o blog e os produtos, agradeço o apoio e preocupação! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  7. gostei dos videos e quero comprar, mandei uma pergunta no mercado livre.

    ResponderExcluir
  8. Ok Calebe... sua pergunta já foi respondida lá no mercado livre...E obrigado pelo apoio!!!

    ResponderExcluir
  9. men por favor nao tira seus videos do you tub epor que to iniciando o curso ok

    ResponderExcluir
  10. Não se preocupe Wallace... eles ficarão disponíveis por muito tempo ainda...

    ResponderExcluir
  11. Olá Professor,

    Parabéns pelo Blog! Muito bom mesmo.

    Gostaria de saber se é possível importar objetos do Maya para o Blender.

    ResponderExcluir
  12. Valeu Paulo... obrigado pelo apoio... E, respondendo a sua pergunta, é possível sim! Fica mais fácil se você exportar no formato .obj a modelagem que você fez no Maya, aí, no Blender, você vai em File>import>Wavefront(.obj).

    ResponderExcluir
  13. Olá Agair... estou fazendo os cursos do seu blog e estou achando muito bom. A única dificuldade que estou tendo é de associar a versão antiga à nova versão (2.57), a qual estou usando no momento. Em um vídeo seu, você fala pra baixar o "black hair" pra poder fazer o cabelo do personagem. Já baixei, gravei o arquivo em uma pasta do meu pc, mas não consigo abrí-lo. Ja tentei apertar o shift + F1, mas abre um tanto de pastas quando clico no arquivo e não sei o que fazer com elas. Quando abro o arquivo e clico em "plane" aparece um plano preto, mas também não sei o que fazer com ele. Me ajude fazendo favor com os comandos do blender 2.57... porque parei nesse ponto e não to conseguindo prosseguir com as aulas. Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Postei um vídeo respondendo a sua dúvida, ok?!?!

    ResponderExcluir
  15. Brigadão Agair... ficou show o vídeo. Era uma coisa tão simples e eu não estava conseguindo fazer! --', mas noob é assim mesmo! =P Ta de parabéns pelo blog, e obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  16. Eae Agair! Gostaria de saber como usar a ferramenta knife no blender 2.57, pois quando eu Pressiono o conjunto Shift K não acontece nada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. A ferramenta Knife continua na com a letra K como atalho, mas, no 2.57, vc deve selecionar a face que será cortada e ficar segurando a letra K enquanto realiza os cortes... e é a letra K sozinha, sem combo de teclas...

    ResponderExcluir
  18. Aff, não sei daonde que eu vi que tinha que usa o shift junto ¬¬ Vlw ai cara, ha semanas que eu venho tentanto encontrar de como usar essa ferramenta. Vlw mesmo! Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Ola Agair so novo a por aqui eu queria saber o que esse esse tal de ''hem'' que você fala no primeiro tuto de criação de personagem: aula 1 - início da modelagem da cabeça e extrusão do tronco .

    ja baixei todos os tudo so nao consigo sair do primeiro ^^

    agradeço desde já

    ResponderExcluir
  20. Creio que o que vc esteja ouvindo errado... não é "hem", é a tecla M do seu teclado...

    ResponderExcluir
  21. Boa noite agair,

    Gostaria de prabenizar mais uma vez pelo seu empenho nesses cursos do blender3D.
    Mas gostaria de pedir uma dica pra vc. Como faço pra me concentrar nesse curso ja que são aulas de mais de 20 minutos elas dobram o tempo devido a duvidas "passa-volta-passa-volta, sabe? enfin não consigo absorver as aulas. O que faço?
    da uma olhada no orkut: silvio cesar artes e comente ok? sua opinião vele muito pra mim.
    abraço e sucesso campeão.

    ResponderExcluir
  22. Cara!!!! Dei uma olhada no seu trabalho e ele está muito bom!!!! Pelo que pude percever você já está bem encaminhado no que se refere a texturização, iluminação e renderização. Quanto as suas dúvidas, elas podem ser postadas aqui no blog, ou debatidas na sala de bate papo no rodapé da página. O único segredo para se aprender a coisa é com muito estudo mesmo, não existe outra solução!!! Boa sorte cara, e bons estudos!

    ResponderExcluir
  23. Sem sombra de Duvidadas você é dos caras que trouxe tutoriais em português em alta qualidade de desenvolvimento para o brasil , que tem poucos professores bons que nem você ! Parabéns !

    Mas só uma pergunta : Você não acha que se você começasse a fazer video aulas nas versões mas novas do blender o pessoal iria visitar seu blog em massa ? .

    Pois é amigo eu vou ver aqui se der eu vou ta ajudando o blog com uma quantia em dinheiro pq vc merece blz . Mas a dica foi dada sobre a nova versão do blender lembrasse .

    ResponderExcluir
  24. Obrigado pelo apoio Cláudio!!! Em breve sairão as aulas na versão 2.58... é que estou terminando de postar as que eu já tinha gravado na versão 2.49b.

    ResponderExcluir
  25. Ola,estou aconpanhando suas video aulas e gostaria de saber qual curso vc me indicaria para q eu possa trabalhar na area de CG.
    Sou desenhista de manga,tenho conhecimento em corel draw e flash.Gostaria muito de trabalhar na area mas no momento só encontrei lugares qe pedem esperiencia.

    ResponderExcluir
  26. Vai depender de que área dentro da arte CG que vc quer se desenvolver...

    ResponderExcluir
  27. Na area de crianção e animação de personagens.Eu tbm já procurei por estagios na area de desenho graficos mas tbm pediam esperiencia, e dificil pq eu aprendi td sozinho vendo tutoriais e explorando os programas.

    ResponderExcluir
  28. Bem... quanto ao melhor curso na área... recomendo um curso superior mesmo, afinal é o que evidentemente é a maior exigência das empresas da área... Mas, pra quebrar o galho, qualquer curso técnico de designer gráfico e web designer já é um bom passo a ser dado, pois várias empresas exigem, realmente, e com todo direito, que a pessoa a ser contratada tenha um curso comprovado na área, excluindo raras exceções. Ou então se lance na área de free lancer... mas aí é uma terra de ninguém, verdadeira batalha de leões, pois vc tem que ter um port fólio muito bom pra se destacar e conseguir sobreviver da arte.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns meu amigo,são pessoas como você que fazem toda a diferença...
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento,continue assim...

    ResponderExcluir
  30. Teria esses tutoriais e melhor qualidade?

    ResponderExcluir
  31. Vc tbm ira postar aulas de iluminação e criação de senarios?

    ResponderExcluir
  32. Sim... provavelmente começaremos com isso no blender 2.5

    ResponderExcluir
  33. Vc conhece algum blog ou canal do youtube q ensina tecnicas para colorir desenhos?Sei q naum tem a ver com o blender mas é q até agora só incontrei aulas q ensinam a desenhar mas nenhuma q ensina a colorir o desenho!!
    Sou um bom desenhista mas naum tenho muita abilidade na hra de pintar!!!
    Tenho acompanhado suas aulas e logo logo irei fazer minha primeira animação com oq vc ensinou...vlw por tudo!

    ResponderExcluir
  34. Vc procura por pintura clássica ou pintura digital?!?!

    ResponderExcluir
  35. Pintura classica...!Preciso colorir meus desenhos mas naun tenho conhecimento em pintura e queria muito aprender.

    ResponderExcluir
  36. Já deu uma procurada no youtube?!?!? Não sei de nenhum curso muito completo, mas devem haver várias aulas...

    ResponderExcluir
  37. por favoe alguem me ajude como eu mecho com a camera eu sei dar zoom mais n ta dando para mecher com a camer obg

    ResponderExcluir
  38. Queria saber se vc vai ensinar a fazer o cabelo em movimento?

    ResponderExcluir
  39. Para posicionar a câmera, assista esse vídeo aqui do blog mesmo...http://gerarartemix3d.blogspot.com/2010/07/curso-de-blender-3d-aula-13-como.html

    ResponderExcluir
  40. oi... eu baixei o blender 2.58 e tentei acompanhar sua aula desse garoto que você pôs como back ground, e fui tentando desenrolar, mas não consigui terminar a 1 aula, não consegui colocar o back ground e n conseguir o "alguma coisa SURF" que cola os planos, você tem alguma aula com o blender 2.58?

    ResponderExcluir
  41. como eu posso criar uma cabelo estilo manga? Eu ja assisti suas aular de criação de personagem e gostei muito!!!.Só gostaria de saber se para criar o cabelo de um personagem estilo manga no blender ?

    ResponderExcluir
  42. Iai cara blz? Eu fiz um video com o primeiro rosto q eu modelei no blender dps q assisti suas aulas ,se vc qizer dar uma olhada esse é o link http://www.youtube.com/watch?feature=player_profilepage&v=Qx4VTndg0ZQ

    E se vc tiver alguma dica comenta lá vlw!

    ResponderExcluir
  43. É isso aí cara... parabéns pelo trabalho!!! É só caprichar um pouco mais nos edge loops, mas tá ótimo!!! Posso colocar como o primeiro trabalho da galeria?!?!

    ResponderExcluir
  44. Podi colocar sim,fique a vontade.

    ResponderExcluir
  45. Como eu adiciono um "force field" no blender 2.49?

    ResponderExcluir
  46. F7>fisic buttons>em fields mude de none para wind se o que vc quiser for o vento.

    ResponderExcluir
  47. Iai cara blz?
    Queria saber se vc sabe onde eu posso encontrar imagens de personagens de frete e de perfil como o seu desenho?
    E porque eu naum tenho scaner por inquando e eu gostaria de treinar mais um pouco de modelagem de personagem.!

    ResponderExcluir
  48. Olha cara... achar na net cartuns mais simples assim é meio difícil, mas vc pode buscar por blue prints ou desenho vetorial de cartuns. Um site que tem muito disso é esse aqui: http://www.the-blueprints.com/blueprints/

    Além de ter muito mais coisa interessante!!!

    ResponderExcluir
  49. Qual textura eu posso usar para penas de passaros?

    ResponderExcluir
  50. Para fazer um personagem mais realista vc usa o sculpt mode no blender?

    ResponderExcluir
  51. Quanto mais realismo, mais ferramentas são necessárias e maior técnica... Sim, eu uso o sculpt mode para o acabamento, mas a base mash modelo normalmente...

    ResponderExcluir
  52. Como eu posso fazer uma camera ficar focada em um objeto?

    ResponderExcluir
  53. Existe alguma configuração q eu possa usar para melhorar a velocida do render?
    E como eu uso o octane render no blender?

    ResponderExcluir
  54. O ideal é, durante a renderização deixar o pc ocupado somente com isso... existe uma opção no painel de renderização do Blender para utilizar tudo do processador do pc, mas, normalmente, essa configuração já fica no máximo. Uma placa de vídeo pode ajudar, mas vá se acostumando, renderização é o nosso tormento... e quanto mais detalhado é o trabalho e mais recursos vc usa, mais lenta fica a renderização. Quanto melhor o computador, mais rápida a renderização. Existem também as render farms, assunto que você pode pesquisar aí na net.

    ResponderExcluir
  55. Ah... sobre o octane render... Um excelente renderizador que inova ao usar o processador da placa gráfica para executar o render. Diferente dos renderizadores tradicionais, ele é mais rápido!
    Para renderizar com ele uma criação do blender basta exportar seu projeto como uma único objeto e importá-lo no octane.
    Existem tutoriais sobre isso na net, basta dar uma fuçada!

    ResponderExcluir
  56. Yafaray e Lux render só renderizão imagens ou animações completas tbm?
    E como eu faço para renderizar ela?

    ResponderExcluir
  57. renderizam animações tbm. Existem scripts para utilizar esses dois renderizadores no Blender, e cada um deles tem diversas configurações de renderização... difícil explicar tudo por aqui...

    ResponderExcluir
  58. OLá tenho uma pergunta !!!
    Eu tentei fazer com q uma mesh fosse "unida" a outra com o ctrl+j mas apareceu uma menssagen de erro ( Can´t join meshes with vertex keys) oq isso siginifica?

    ResponderExcluir
  59. KKkkkkk... por isso que é bom saber um pouco pelo menos de inglês nessas horas hein amigo!!! rsrsrsrsrs. Traduzindo a frase: Não é possível juntar malhas com chaves de vértices. Você já fez shape keys do personagem? Se fez, não dará pra unir a malha com shape keys a outras... entendeu?!?!

    ResponderExcluir
  60. Rsrs... A tradução eu sabia só naum sabia q naum dava pra unir a malha q ja´ tem shap keys a outra malha...
    Vlw pela ajuda...kkk

    ResponderExcluir
  61. Hehehehe... pois é... vivendo e aprendendo... por nada!!

    ResponderExcluir
  62. Duvida!!!
    Se por acaso eu criar um efito no blener,como eu coloco esse efeito em um video.
    Por exemplo, em um video gravado com uma camera!

    ResponderExcluir
  63. Você precisará de um programa de camera traker.

    ResponderExcluir
  64. Modelei outro personagem.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_profilepage&v=z0CFRJvRQI0

    ResponderExcluir
  65. Onde posso encontrar esse programa de camera traker?

    ResponderExcluir
  66. Creio que hajam alguns tutos no youtube, mas poucos em português. Procure no google por voodoo camera traker ou Boujou... Certamente encontrará alguma coisa.

    ResponderExcluir
  67. Caraca hein DELL FLYP... tá maneiro seu personagem. Só alertando: tome cuidado com os edge loops durante a modelagem, pois, caso os edge loops não estejam apropriados, a deformação da malha com o rigging pode não ficar legal...

    ResponderExcluir
  68. Preciso saber como eu faço pra uma bolinha colidir na agua?

    Se poder me ajudar eu agradeço, ja procurei mas naum encontrei nem um tutorial!
    Se vc apenas me dizer como fazer eu me viro!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  69. Procure por tutoriais de fluid...
    Estou pensando em fazer uma série de tutos sobre configurações de física, ventos, líquidos e tudo mais no blender... veremos o que rola... Explicar aqui como fazer essa colisão que vc está querendo é demais... não vai dar... mas procure o tuto por aí...

    ResponderExcluir
  70. Onde fika seu estudio?
    Tem vaga pra estágiario com muita vontade de aprender mais sobre o blender e animação?

    ResponderExcluir
  71. kkkkk... o advento estúdio é um estúdio pequeno, não utilizamos estagiários.

    ResponderExcluir
  72. Iai cara blz?
    Da uma passada pelo meu blog quando vc puder.
    Vlw pelas aulas cara.

    ResponderExcluir
  73. Esse é meu blog mais ainda ta em construção!!!
    http://www.blogger.com/home

    ResponderExcluir
  74. Sabe onde posso divulgar meus trabalhos?

    ResponderExcluir
  75. Estamos esperando a chegada de trabalhos por aqui pra organizar uma galeria... os trabalhos devem ser enviados para gerararte@hotmail.com. Assim que recebidos e avaliados serão postados com comentários!!!

    ResponderExcluir
  76. Como eu faço para exportar um objeto de um arquivo para outro q estou usando ?

    ResponderExcluir
  77. Se o que vc está querendo é trazer para um novo projeto blender um objeto de outro projeto blender, basta ir em file>apend... então procure o arquivo blender que contém o objeto desejado, clique nele. Assim que ele abrir aparecerão várias pastas, e uma delas é a pasta object. Basta abrí-la e selecionar o objeto desejado.

    ResponderExcluir
  78. Como se adiciona material(cor) em apenas uma parte do objeto?Estou assistindo as vídeos aulas de criação de personagem simples e não consigo por cor na íris do olho do personagem.Quando faço isso todo o corpo fica colorido.Detalhe:utilizo a versão 2.58.

    ResponderExcluir
  79. Logo saem os tutos de 2.5 cara... não se desespere... mas, como dica, vc só precisa estar no edit mode, selecionar as faces que vc quer de outra cor, clicar no sinalzinho de mais para adicionar um novo material no painel de materiais, mudar a cor e clicar em assign.

    ResponderExcluir
  80. agair vc sabe como criar jogo ?

    ResponderExcluir
  81. Sim... mas o blender, apesar de conseguir produzir games interessantes, não o recomendo para esse fim... creio que o panda 3D tenha um suporte melhor para isso, além do que o blender e o panda conversam muito bem!

    ResponderExcluir
  82. desculpe trazer problemas mano, mas tava seguildo o tutorial de criação de personagens 1 fiz tu certinho (ou não) mas quando reenderizo só aparece o cabelo.
    poderia me dar uma ideia de qual o problema.

    ps. quando fiz a animação tambem só apareceu o cabelo no video.

    ResponderExcluir
  83. kkkkkkkkkk... então vc não fez tudo certinho amigo... desculpe informar.. heheh! Tente assistir de novo o vídeo de número 10 do curso 1 de criação de personagem, adianto já que o q vc procura está no tempo 3min e 2seg do vídeo!

    ResponderExcluir
  84. agair eu andei olhando o panda 3d e naum entendi como funciona.
    vc poderia explicar como ele funciona?
    eu procurei tuto e apostila mas naum achei nada.
    se o vc tiver tuto e apostilas ai q ensina a mexer no panda 3d eu ficaria grato.
    e eu ouvi fala q criar jogo pelo blender é bem dificil mas e melhor q muitos programas ai, se vc tiver uma apostila ou um tuto de criação de jogos no blender eu ia curti muuuuuuuito kkkkk vlw meu jovem flw!!!!... e parabens pelo blog muito bom.

    ResponderExcluir
  85. depois que eu terminar de ver e aprender tudo isso vou poder fazer um personagen estilo devil may cry

    ResponderExcluir
  86. Beeeeemmmmmmmmm..... não vamos exagerar.... esse personagem é um pouquinho mais avançado.. apesar de o processo ser praticamente o mesmo...

    As aulas aqui do blog ainda não chegaram nesse nível... mas algo como crash bandicoot já rola tranquilinho!!!!

    ResponderExcluir
  87. Aga, faz tempo q não entro no blog, agora q acabou esse curso vou voltar a olhar ^^, e já venho com perguntas vai ter curso sobre a parte de game engine, fisica, clothes, particulas, fluidos essa parte mais avançada?

    ResponderExcluir
  88. Seja bem vindo de volta Ikru. Esse último tuto postado já usa cloth na modelagem da toalha. Vamos ver se sai algo com fluidos em breve, partículas hair já foram abordadas, mas o novo blender veio com inovações... sempre tem novidades cara... esteja sempre por aqui pra não perder!!!

    ResponderExcluir
  89. Oi Agair, se você não tiver, cria um gmail e entra no google +, no da comunidade Blender estamos nos reunindo bastante por lá, e hoje mesmo já indiquei o teu site, então comparece lá pra dar um apoio e também pra agente poder e falar, disponibiliza teu amil pra contato aqui poi não consegui achar essa opção ainda, eu acho legal até mesmo pra você achar novas oportunidade... Valeu JA.

    ResponderExcluir
  90. poderia por favor fazer mais tutos de modelação de carros e etc. na nova versão do blender ou qualquer uma porfavor se vc pode

    ResponderExcluir
  91. tem como transformar igs

    ResponderExcluir
  92. Formato igs é de qual programa?!?!? Creio que não tenha como não. Mas quase todo programa 3d aceita obj, e o blender converte em obj.

    ResponderExcluir
  93. Oi Agair Gil eu comecei a usar o blender ja faz uma semana, e tenho duvidas com animação e criação de jogos.
    Gostaria que você fisese alguns tutoriais em videos para poder me ajudar.
    Você pode me ajudar?
    Este é meu e-mail do bol : bruno.netgato@yahoo.com.br me adiciona no orkut é o mesmo e-mail!

    ResponderExcluir
  94. Já existem tutos aqui no blog com dicas de animação, games ainda não tem nada. Temos uma lista de tutoriais pra fazer, mas o tempo está curto demais! Se quiser algo específico você pode encomendar tutoriais. Para saber como vá até a página de serviços.

    ResponderExcluir
  95. Ajudem mi por favor onde enconto a opcao Shape Key no blende 2.6
    Ajude me please

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na barra de menus do lado direito você verá um ícone que é um triângulo de cabeça pra baixo (object data). Clicando nele você só precisa dar uma olhada nas opções que encontrará a ferramenta para adicionar Shape keys. Para adicionar novas Shapes basta clicar no sinal de +.

      Excluir
    2. Muito obrigado voce e um genio.
      Eu aqui em mocambique aprecio o seu trabalho e mi inspiro em ti.
      Continue assim.
      Tanks

      Excluir
    3. Uau... legal saber que alguém de outro continente está ligado no nosso trabalho! Obrigado pelo apoio e continue estudando!!!
      Só pra constar: sou BRASILEIRO!!!

      Excluir
  96. Parabéns por esse seu trabalho. É de grande utilidade e muito bem organizado na sua proposta.

    ResponderExcluir
  97. Eu nao entendo porke a opcao shape kays nao aceita adicionar no modo de edicao no blender 2.6 mas aceita no 2.4.
    Estou tentando seguir a sua aula de criacao de personagem carton mas, tenho dificuldades na parte do shape kays. Nao consigo adicionar O shape kays
    Podem ajudar me?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem... se você já sabe onde fica a ferramenta para adicionar as shape keys já está legal. Basta clicar no sinal de mais enquanto a janela está no object mode para poder adicionar novas shapes. Depois disso vá para o edite mode e edite a shape... é isso... dentro em breve teremos outra série de criação de personagens com a versão nova do programa, mas caso queira pra já, basta encomendar um tuto. Isso pode ser negociado no nosso e-mail: gerararte@hotmail.com!

      Excluir
  98. o agair gil vc boto o novo curso mas tem que pagar para ver namoral bota masi cursos gratis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos com dificuldades de tempo para disponibilizar tantos cursos gratuitos... Como você já deve ter percebido, nosso blog não faz propagandas e não gera nenhuma outra fonte de renda, a não ser através da venda de tutoriais, e doações esporádicas de pessoas que apreciam nosso trabalho.
      O planejamento e gravação dos tutos gratuitos exige que profissionais disponibilizem seu tempo também gratuitamente, e isso não é tão fácil.
      Estamos organizando mais um curso de criação de personagem do qual algumas aulas serão disponibilizadas gratuitamente, estamos escrevendo um livro sobre arte 3D, e ainda temos que atualizar os blogs de música e de desenho.
      Fazemos o que podemos com o tempo e verba de que dispomos...

      Excluir
    2. a então desculpa ae bom trabalho para vc

      Excluir
    3. Por nada... mas não se preocupe... sempre haverão tutos free por aqui!!!

      Excluir
  99. agair tem alguma data pre vista para o novo curso de modelagem se tiver pf me informe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não há data definida... Já temos vários vídeos gravados, mas ainda precisam de edição. Mudamos o formato pra esse novo curso. Estamos fazendo uma coisa com mais cara de aula mesmo. O tempo está curto por aqui, todos estamos muito ocupados, mas queremos lançar o mais breve possível! Até o projeto do livro parou...

      Excluir
  100. ola agair, parabens pelo belo trabalho nos videos postados.... adorando ... tenho uma pergunta a fazer... como faço para exportar mesh e sculpt para o secondlife? vc saberia me explicar?.. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço o secondlife, mas, se o caso é exportar mesh ou sculpt criados no blender, basta ir em File > Expoort e escolher o formato desejado para exportação. Um dos mais aceitos por todos os programas é o Wavefront (Obj.)

      Excluir
  101. Cara, parabéns pelo site. Seus tutoriais são os melhores do Brasil... Eu to louco para comprar o curso Criaçao de personagens com blender VOLUME 3. Ele está completo e pronto para a venda? Como faço para adquirir visto que não encontrei muitas informações sobre ele? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso está em processo de edição. Ele será lançado em módulos, o primeiro módulo tratará somente da modelagem, texturização e criação de materiais, trabalho com partículas hair, rigging e animação da cabeça.
      Assim que esse módulo do curso estiver pronto, será lançado aqui no blog, assim como no youtube.
      As coisas estão muito corridas por aqui, mas estamos nos esforçando pra concluir tudo o mais rápido possível!

      Excluir
  102. Caro Agair, seus cursos são simplesmente perfeitos! Ontem eu não sabia nem desenhar um circulo no Blender, e hoje já decorei teclas de atalho e crio personagens relativamente rápido! (quando digo ontem e hoje, realmente é ontem e hoje '-' estou vendo cursos e mexendo no blender a umas 20~23 horas xD! Cara, parabéns mesmo, trabalho de excelente qualidade, virando o mês penso em comprar os DVD's dos cursos, realmente vale a pena!

    ResponderExcluir
  103. Opa!!! Obrigado pelo apoio cara!!! Bom saber estar ajudando tanto!!!

    ResponderExcluir
  104. Olá Agair, antes de mais nada gostaria de lhe parabenizar pelo ótimo blog e pelos incríveis tutoriais, se não for pedir demais, gostaria que você postasse algo relacionado à Maquetes Eletrônicas, trabalho com o Sketchup e estou migrando devagar para o Blender, se souber de algum local onde eu possa encontrar algo relacionado a isso voltado ao Blender ficarei grato....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que uma busca no google vai dar resultados... ou no próprio youtube... Contudo, a maioria das aulas encontradas estão em versões mais antigas do software.

      Excluir
  105. Cara esse blog é massa demais, ja procurei muito pela internet, cheguei ate a pagar por um curso de blender, mas nenhum chegou aos pés deste aqui, o professor esta de parabens gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João... comentários valorizando nosso trabalho nos ajuda a continuar! Valeu mano!!!

      Excluir
  106. cara eu ja aconpanho o seu blog a um tempão quase tudo o q eu sei no blender aprente aq as suas aulas são demais é muito mesmo, eu só queria saber tambem se possivel futuramente vc ensinasse a fazer jogos no estilo do cs e do resident evil, pq tipo assim eu ja temtei fazer mas dar problema, mais ainda no movimento do mouse e outras coisas então eu queria saber se possivel futuramente vc fissese um tutorial nesse estilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogos desse gênero são mais complexos e para ficarem bem feitos depende-se de uma equipe de trabalho. Gravar um tutorial de um game assim seria muito custoso. Mas, quem sabe não produzamos um tuto ensinando os princípios de criação de games com Blender...

      Excluir
  107. Oi, pessoal, andei meio preguisoso em continiar a aprender o Blender, mas tou de volta e gostaria de saber, como se usa o scribt no blender 2.6, pk eu vi como se adiciona no blender 2,4 mas nao encontro no vlender 2.6.
    Nao sei se entendeste aminha questao, se sim, poderias mi esclarecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc estiver falando de addons, vc pode adicioná-los no painel de preferencias do usuário. Caso queira, existe o console python tbm, no qual vc pode inserir códigos diretamente através de linguagem de programação python...
      Não sei se era bem isso que vc queria saber...

      Excluir
  108. Tenho um problema num dos projetos treino no qual estou tentando treinar, quando dou uma estruzao a malha mivese em intervalos(por exeplo de 1000 em 1000) em vez de mover-se livrimente, como faço para corigir isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi esse erro acontecendo cara... se vc puder gravar um pequeno vídeo mostrando o que está acontecendo e enviar o link, eu poderia analisar melhor o problema... Mas já te adianto que pode ser um erro que a simples reinstalação do programa pode corrigir...

      Excluir
  109. cara muito bom o seu blog, parabens. voce poderia me tira uma duvida... pra construir personagens 3d no blender ou outro software épreciso saber desenhar? tenho vontade ce cursar essa area mas sou péssimo de desenho.
    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é necessário... mas é bom... Dominar uma arte tradicional é uma coisa que te facilitará o aprendizado de arte 3D.

      Excluir
  110. como adquirir o curso vol3, e qual o valor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tivemos um problema com os nossos pcs após a queda de um raio. Todos queimaram e perdemos os dados referentes a esse curso que estava no processo final de produção. Estamos preparando para regravar tudo de novo... Dentro em breve poderemos ver esses detalhes de preço e tudo mais. Mas ele voltará a ser postado por aqui!

      Excluir
  111. Gil queria dizer que seus videos são muito fera e queria dar uma dica pra seus videos tenta por um pouco mais de zoom nps videos fica melhor pra visualizar oque você esta fazendo isto facilita muito Vlw!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os novos vídeos já estão sendo gravados em uma qualidade um pouco melhor e o programa permite umas edições mais interessantes. Em todo caso, obrigado pela dica!

      Excluir
  112. Agair o seu curso pago de Criação de Personagens Com Blender 3D - volume 2
    nao tem como conseguir um preço um pouquinho mais baixo e não haveria como ser pago por transferência bancaria ou boleto, que para mim seria masi facil de pagar, se tiver alguma forma de negociarmos entra em contato comigo pelo meu email fernando-brz@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  113. Olá Gostaria de saber se você pretende colocar um novo curso na versão 2.64 ou 2.65.
    Desde já grato pelos tutoriais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... pretendemos disponibilizar um curso novo... mas o tempo está dificultando as coisas. Estamos todos muito ocupados. Muito trabalho...

      Excluir
  114. esse blog ainda funciona ?? pq ja faz milhoes de anos ki naum vejo uma aula nova

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda funciona... Só estamos com dificuldades de postar novos tutoriais. Não estamos conseguindo parcerias e todos estamos atolados de trabalhos, sem tempo de atualizar o blog. Mas creio que isso não se perpetue. Existem projetos de novos cursos por vir. Assim que tivermos tempo começaremos a postar novos cursos!

      Excluir
  115. Ola, sera que voce poderia me ajuda com um pequeno probleminha que tive, eu baixei uns materiais sati da blender mas não acertei colo-calos no personagem, o blender que estou usando é 2.63. ficarei muito grato se me der essa ajuda.

    ResponderExcluir
  116. Ola, gostaria de saber se vao curso de luxrender ou yafaray?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temos curso específico sobre esses renderizadores e, por estarmos atolados de trabalho, não temos nenhuma previsão para gravação e postagem de novas aulas gratuitas. Pretendemos voltar a postar, mas não sabemos quando conseguiremos...
      Se quiser encomendar video aulas vc pode entrar em contato conosco pelo email gerararte@hotmail.com e pedir um orçamento.
      Se quiser você também pode visitar a página do blender guru, está em inglês, mas te muita coisa de alto nível por lá!

      Excluir
  117. Olá, Quem poder me ajudar eu agradeceria!
    Quando parenteio objetos com "Ctrl+P" e inicio com "P", alguns objetos vão para muito longe!
    Se alguem poder ajudar agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre inicie esse combo pressionando primeiramente a tecla Ctrl. A tecla P sozinha é atalho para outra coisa... Caso pressione sem querer a tecla P primeiro, basta teclar Esc.

      Excluir
  118. ola essas video aulas que estao acima sao as mesmas do DVD?

    ResponderExcluir
  119. ola essas video aulas acima sao as mesma que tem no dvd ou sao diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há essas e outras aulas no curso em vídeo. Essas dos cursos acima não estão mais a venda, pois são aulas pra versões anteriores do programa. O blog está bastante desatualizado, não temos mais trabalhado com ele... Agora as aulas são feitas somente sob encomenda. Caso queira aprender algo específico, podemos fazer um orçamento e gravar as aulas específicas para você!

      Excluir