Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

Downloads


Quem sabe você seja uma dessas pessoas que aprende melhor lendo do que assistindo a vídeos, ou ache que a consulta a livros ou apostilas seja melhor e mais prática, pois bem, pra você fizemos essa página especial de downloads gratuitos de livros, periódicos, revistas, tutoriais, apostilas e tudo mais, para que você possa aprender cada vez mais, de forma mais rápida e produtiva!

A maioria dos arquivos disponíveis foram alocados no meu skydrive em formato pdf e você pode facilmente baixá-los e salvar no seu computador ou até imprimir.

Abaixo selecione o material que você precisa e baixe gratuitamente.

Aproveite!!!
Manal de Blender 3D para versão 2.5X




Neste trabalho disponibilizado pela Fundação Blender e traduzido para o espanhol, você encontrará um guia para iniciantes se localizarem nas novas versões do Blender. Após a versão 2.5 a interface do Blender mudou bastante e você pode ficar meio perdido nela. Esse manual pode ajudar-lo a se encontrar na nova versão do programa. Boa sorte nos seus estudos. Segue abaixo o link.

Manual de Blender 3D - versão 2.5 e superiores


Guia do Usuário Para Uso do Blender 3D
Orientado a Design


Este livro de Bruno Maia de Andrade, escrito como projeto de graduação e foi cedido gratuitamente, tem tudo o que é necessário para se iniciar o trabalho com Blender 3D. Ele aborda o uso de praticamente todas as ferramentas do programa e as mais usuais aplicações destas - desde o processo de modelagem até a animação. Certamente é um material necessário para todos os que estão iniciando em sua exploração ao programa.
Abaixo seguem os links para o download desse material. Como o livro é extenso, está dividido em três partes, então você terá que baixar todas para ter o livro completo.


Manual  de Blender 3D


Nesse próximo link você encontrará uma apostila básica para iniciar suas pesquisas no trabalho com o Blender. Ele apenas apresenta as janelas, painéis, os principais botões e suas funções. Pra quem nunca trabalhou com um software do tipo, é muito útil para iniciar a tomar conhecimento da interface do programa, sem se chocar com uma quantidade muito grande e assustadora de informações.


Speed Blender - Curso básico de Blender 3D


Nessa apostilinha de 14 páginas você poderá iniciar sua pesquisa no universo blenderiano... Cícero Moraes, de forma divertida e direta, trata das dificuldades ao se iniciar o trabalho com um software 3D, pois estes são bem diferentes do que vemos por aí. A apostila é rica em ilustrações de qualidade que lhe ajudarão a entender bem o uso do mouse, teclas de atalho e até a modelar e renderizar um objeto simples.




Blender Básico - Livro de Classe e Tutoriais


Esse, certamente, é um dos melhores materiais para iniciantes. Ele é apresentado como um livro de classe, podendo até ser usado em cursos; cheio de exercícios e bem completo na apresentação das ferramentas de modelagem, animação, texturização, uso de partículas, soft body, cloth e muito mais. Ele se apresenta numa versão mais antiga do Blender, mas, estudando-se um pouco, dá pra adaptá-lo a atual realidade do programa.





25 comentários:

  1. Valeu Gabriel... e continue acompanhando as novidades... Você também pode adquirir nossos produtos no Mercado Livre em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178482669-criando-personagens-com-blender-3d-curso-1-_JM

    ResponderExcluir
  2. qual versão você esta usando no tutorial

    AKI EU USO A VERSÃO 2.57

    ResponderExcluir
  3. Por enquanto tô terminando de postar uns tutoriais que eu já tinha gravado aqui para a versão 2.49b, e esses manuais e tudo mais são todos para as versões anteriores do Blender, contudo, são ótimos para o estudo!!!
    Em breve, provavelmente no segundo semestre desse ano, começarei a postar alguma coisa de Blender 2,57 pra vcs!!!
    Mas, pra julho, certamente terei um Cd-R disponível pra compra sobre a nova versão.

    ResponderExcluir
  4. Ia ser Muito bom se você fizesse vídeo aulas na versão 2.5 seu site ia bombar .

    ResponderExcluir
  5. Em breve sairão as aulas na versão 2.58... é que estou terminando de postar as que eu já tinha gravado na versão 2.49b.

    ResponderExcluir
  6. ou cara eu tenho a versão 2.57 , mas eu ñ sou fera q nem vc estou ainda aprendendo eu sei só o basico mesmo , ai eu tava pensando em passar o 2.49 pois tem mais tutoriais ai eu ia aprender mais as ferramentas para depois voltar para o 2.57 q eu ja saberei mais sobre as ferramentas , pq como o 2.57 é recente tem mais ferramentas só q fica mais facil de aprender no 2.49 pois ai eu vou saber os nome das ferramentas ai no 2.57 é só eu me virar e procura pq na verdade eu tenho planos para tentar programar jogos ,e claro animações tambem! ai queria saber sua opnião , se seria bom mesmo eu começar com o 2.49 para aprender melhor as ferramentas e depois ir para o 2.57 oq acha?
    flw abrç

    ResponderExcluir
  7. Olá... respondendo a pergunta e dando conselho a todos... A versão 2.49, que foi a versão estável anterior do blender, deve ser mantida no seu pc por enquanto, pois tem recursos que ainda não estão disponíveis na versão 2.58, que é a última versão disponível. Para quem está iniciando agora nesse universo CG, recomendo aprender as duas versões do software, e se acostumar a sempre se atualizar, pois este programa é de código aberto, e sempre está sendo modificado. Aprender uma versão do programa já significa aprender a outra, pois as ferramentas são as mesmas, o que mais mudou foi a interface, e algumas melhorias nas velhas e conhecidas ferramentas. Em breve teremos um tutorial explicando melhor tudo isso e já introduzindo a versão 2.58 do programa.
    Quanto a programação de games, apesar do blender fazer isso, ele não dá a possibilidade de colocar jogos online, apesar de possibilitar a programação de jogos incríveis!!!
    Para programação de jogos recomendo um outro software que também é gratuito chamado panda 3D, que conversa muito bem com o blender por também usar códigos python.

    ResponderExcluir
  8. o blender teria capacidade de fazer jogos no estilo "HABBO" , ou por exemplo no estilo the sims

    ResponderExcluir
  9. Quer saber mais sobre a game engine do blender e sua capacidade?!?!? Visite http://www.yofrankie.org/

    ResponderExcluir
  10. é desculpe mais esse site ñ respondeu mt bem a minha pergunta , claro q entendi oq vc quis dizer q o blender é capaz de fazer um jogo como aquele mais queria saber se da para fazer um jogo como o "HABBO" daria ?

    ResponderExcluir
  11. Se esse Habbo que vc diz for como este http://www.youtube.com/watch?v=O7wEKyWM82g&feature=fvst, ele é infinitamente mais simples do que o yo frankie, sendo assim, é totalmente possível fazê-lo... O grande problema do Blender para quem gosta de game é que ele não possibilita jogos online.

    ResponderExcluir
  12. eu sou africano particularmente de Angola um pais irmão do Brasil por falarmos a mesma língua português e vi os teus tutorias e gostei muito da tua experiência e quero um manual em PDF do blender de qualquer versão desde o 2.49 ate o mais recente já tenho quase todas não sei se podes mi ajudar

    ResponderExcluir
  13. Nesta página mesmo tem um manual do blender disponível para download, basta clicar no link e baixar.

    ResponderExcluir
  14. Oi mais uma vez Agair, se não me engano você}e é adventista, fico feliz por compartilharmos a mesma fé, sucesso, e que Deus te abençoe grandemente, meu orkut , facebook, é Josué sevahc e meu Email é jjoliveiraartes@gmail.com, gostaria muito de conversar com você xau xau amigo...

    ResponderExcluir
  15. Olá Josué... sou adventista sim!!! Cara, se quiser conversar, add o msn do blog: gerararte@hotmail.com, de vez em quando entro por lá... mas o e-mail eu vejo constantemente!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá Mestre!!! Agradeço por compartilhar seu conhecimento, fico feliz por existir pessoas como você ^^
    Já saiu o Blender Basic 4 para download com licença CC:
    http://www.cdschools.org/54223045235521/blank/browse.asp?A=383&BMDRN=2000&BCOB=0&C=55205
    Bom proveito a todos!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  17. Boa dica Júlio... Pena estar em inglês, não é?!!?!? Tento facilitar a vida do povo fornecendo material em português, apesar de eu ter muito material em inglês e de ter certeza de que a maioria esmagadora dos bons materiais não estarem em nossa língua.... Se souber de coisas legais em nossa língua... não deixe de comentar!!!

    ResponderExcluir
  18. valew caras vcs são de mais pq agora eu vou entender tudo direitinho obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  19. obrigado, eu gostaria de apender a fazer estes de tipos de desenhos agora isso é posivel.

    ResponderExcluir