Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Curso de Blender 3D - aula 1: Conhecendo a área de trabalho

Inicialmente você pode até se assustar com a área de trabalho de um programa 3d a primeira vez que você o abre (se só trabalhou em artes gráficas com programas como Corel Draw, Photo Shop, Flash e outros similares), pois ela é totalmente diferente daquele padrão Windows que estamos acostumados.


O Caleb Souza disponibilizou gratuitamente alguns vídeos de introdução ao Blender que usarei para começar a demonstrar para vocês como tudo funciona.


Este primeiro vídeo apresenta a área de trabalho (a interface) do Blender e alguns elementos presentes ali.


Boa aula!!!



Agair Gil

20 comentários:

  1. Cara não acredito que eu não achei esse blog a mais tempo.

    ResponderExcluir
  2. Caso vc queira seguir as vídeo aulas da forma como estruturamos o curso de arte 3D, você poderá ir para a página cursos (ver topo desta página); lá vc encontrará link para todas as vídeo aulas de arte 3D disponíveis no blog dispostas de uma forma pedagogicamente organizada. Espero que aproveite e divulgue o blog, ok?!?!? Boa sorte e sucesso, cara!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu vou começar sim e vou divulgar o blog.

    ResponderExcluir
  4. Estou Imprecionado;Muito grato por essa oportunidade de aprender faiz um tempo que procuro informaçao pr utiliza-lo

    Obrigado
    Agair Gil
    Adorei o blog

    ResponderExcluir
  5. Obrigado cara!!! É bom saber que estou ajudando alguém!!!

    ResponderExcluir
  6. Cara vc é o cara! xDDD

    esse blog ta mto bom

    vc ta de parabéns! =D

    ResponderExcluir
  7. Vi a informação deste blog no site www.blender.com.br e vim conferir.
    Parabéns pela iniciativa, Agair
    Toda fonte de informação que possa ajudar as pessoas a conhecer e continuar se desenvolvendo no Blender 3D é bem vinda.
    \__/
    (oo)
    _||_
    erick

    ResponderExcluir
  8. Valeu Erick... e ajude a divulgar o blog por aí... pretendemos expandir se for possível e trazer cada vez mais informação bacana pra ajudar a a galera a crescer cada vez mais!!!

    ResponderExcluir
  9. que bom que ainda acho conteudo atualizado sobre blender e nao sempre uma cópia de turoriais existentes ja o blog ta otimo com um pouco de insistencia se aprende a fazer muito no blender tao de parabens pelo blog só nao o deichem cair no esquecimento como muiots por ae ,vou acompanhar o blog e sucesso ao dono do blog

    ResponderExcluir
  10. Não se preocupe... este espaço jamais cairá no esquecimento e só tende a melhorar a cada dia!!!

    ResponderExcluir
  11. Santo Deus, como eu não vi esse blog à tempo?

    ResponderExcluir
  12. Valeu Leo Arantes... agora é só vc tbm ajudar a divulgar!!!

    ResponderExcluir
  13. Grande Blog, só agora estou a entrar no mundo do 3d, tb pk jogo sims e para fazer objetos para o jogo e preciso saber modelar em 3d e graças a este blog estou a começar a aprender, muito obrigado se fosse maior de idade ja teria doado dinheiro para este otimo blog, vou divulgar e espero que continuem assim, 5*

    ResponderExcluir
  14. Cara, eu abro o meu blender aqui e a interface dele esta diferente dessa mostrada, o que eu posso fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vídeo foi gravado usando a versão 2.49b do programa. Tem outros tutoriais com a versão mais nova... A maioria das coisas continua igual na nova versão, só mudaram de lugar. Recomendo, caso vá seguir esses tutos mais antigos que, ou instale a versão 2.49b, ou que vc tente adaptar e procurar tudo na versão nova... Mas existem ferramentas que modificaram um pouco na versão nova... Estamos sem tempo pra gravar tutos, mas queremos em breve colocar coisa nova por aqui. Procure nos tutoriais mais novos que vc vai ver muita coisa legal na nova versão, que deve ser a sua.

      Excluir
  15. Os meus comandos seguiram da seguinte forma: se apertar e soltar o SHIFT , tudo bem até há deslocação. Porém, qdo não solto ele só dá zoom não se desloca e no teclado abaixo, o comando do mouse desloca para esquerda após eu dar o zoom . ele não aceita o comando do SHIFT. Enfim, to encrencada ou tem solução? rsrs....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você ainda não sacou direito como se faz a coisa. Se entendi bem, vc fala da navegação no palco do Blender. Bem... diferentemente de outros programas de arte, os programas de arte 3D usam de forma diferente os botões do mouse e as teclas shift, ctrl e alt.

      Excluir