Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Criando carros - BMW M3 E92: aula 2

Depois de fazermos todos os ajustes no blueprint, agora é a hora de iniciarmos a modelagem. Não se esqueça de ter a disposição para fácil acesso várias imagens de referência do carro a ser modelado e, conforme ressalta Daniel Franco Costa, use o blueprint apenas como referência também.

Boa aula!

8 comentários:

  1. Quais são os formatos de imagem de blueprint que o blender 2.6 aceita? Já tentei jpg, png, xcf, mas não consigo carregar a imagem de background.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, alguma sugestão sobre o "algo errado"?

      Excluir
    2. Descreva o como você está fazendo a coisa, aí pode ser que eu consiga ver o que está errado. Mas, de imediato, tente fazer o seguinte: clique em view e depois em view persp/ortho (deixe na visão ortogonal, senão a imagem de background não vai aparecer). A imagem de background só aparece nas visões exatas dos lados, costas, frente, alto ou abaixo, portanto, se for usar uma imagem de referência para o perfil direito tecle 3 no teclado numérico, esse é o atalho para a visualização exata do perfil direito. As outras posições exatas podem ser acessadas pelos atalhos 1 (frente) e 7 (topo) e, utilizando o Ctrl você terá o oposto: Ctrl+1 costas, Ctrl+3 perfil esquerdo, Ctrl+7 de baixo...
      Tenta isso e me diz se deu pra visualizar a imagem de background.

      Excluir
    3. Olá Agair, obrigado novamente pela resposta, já comecei a progredir pois já estou visualizando (view cam) porém 2 coisas diferem do que você descreve, pois creio que devido a versão do blender que estou a usar 2.6 (teclo N, background imagens, seto, add image, open(pastas), aí então consigo visualizar pela camera, porém como estou a usar um laptop mesmo com o simulador de teclado numérico não estou conseguindo ver,porém você já me ajudou, tentarei só sem te perturbar novamente, se conseguir posto aqui. Abraço. "DEUS te abençoe e te guarde e os olhos do SENHOR resplandeça sobre ti."

      Excluir
  2. Não me recordo agora de imediato se aceita xcf... mas creio que sim, os demais que você citou (jpg e png) são aceitos sim. Você deve estar fazendo algo errado...

    ResponderExcluir
  3. Já que você está usando lep top, pode acessar todas as funções de visualização no menu view. Lá vc encontra as visualizações view persp/ortho; left, right, back, front, top, botton e cam. Não esqueça, no menu acionado pela tecla N, onde você encontra a ferramenta pra adicionar a imagem de background, há também um lugar onde você diz em que visualização você quer que aquela imagem apareça. Por padrão este menu fica configurado como All views, mas você pode colocar em uma específica!
    Continue estudando... esse é o segredo!

    ResponderExcluir
  4. aqui eu tambem nao conseguia ver a imagem de fundo que eu colocava ai eu apertava todos os numeros do teclado numerico um de cada vez e depois voltava para a visao que eu tinha selecionado la tipo front right e ai ela aparecia

    ResponderExcluir