Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Curso de Blender 3D - criação de personagem: aula 1 - início da modelagem da cabeça e extrusão do tronco.

Aqui se inicia uma nova jornada para aqueles que já conseguiram compreender como funciona essa maravilhosa ferramenta de designe 3D que é o Blender. Nesta nova série de tutoriais você encontrará o passo a passo para a criação de personagens, aprendendo a deixá-los apropriados para todos os tipos de usos, desde reders de imagens até animações e jogos. Você terá vídeo aulas ensinando desde os princípios de modelagem do personagem até a aplicação de partículas, softbody, cloth, shape keys, animações com bones, etc, tudo do básico ao avançado.
Nesta primeira vídeo aula dessa nova série iniciaremos com a construção de um personagem bastante simples e, especificamente neste vídeo você verá parte da modelagem da cabeça e do tronco.

Boa aula!

Agair Gil

34 comentários:

  1. Prabéns pela video aula,
    fazia tempo que eu estava procurando um tutorial assim em portugues Valeu gil.

    ResponderExcluir
  2. Esse é só o início do caminho cara... visite a página de cursos e você verá todos os tutoriais disponíveis aqui no blog!!! Valeu pelo apoio!!!

    ResponderExcluir
  3. po muito maneiro o seu tutorial gostei muito e queria saber se tem como vc postar de como fazer uma montanha com o por do sol,chuvendo,com neve de preferencia com neve.
    um abraço...

    ResponderExcluir
  4. Cara.. tem um monte de tutoriais disponíveis aqui no blog, e temos vários pedidos de tutoriais que tentaremos atender, pode demorar para atendermos o seu... Mas, dentro em breve teremos um serviço de consultoria on line, onde você poderá fazer aulas dos temas específicos que você quer, ou encomendar tutoriais, mas esses serviços não serão gratuitos. Aguarde as novidades.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Agair, vc tem intenção de converter suas video-aulas para versão 2.5? tem previsão? Gostei muito das suas aulas, mas gostaria de tentar faze-las nos 2.5x ainda não me habituei com a nova interface.
    Obrigado

    Thiago H

    ResponderExcluir
  6. Thiago, a previsão é do lançamento de um DVD de criação de personagem com blender 2.5 em julho... O personagem será totalmente criado para ter características mais próximas da realidade, inclusive te ensinando como colocar o seu rosto no personagem 3D!
    Espero que vc possa esperar até lá, não se descabele enquanto isso... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Olá amigo.Estou tentando acompanhar as aulas e produzir o personagem simples conforme a aula 01 mas não consegui tirar a grade e nem selecionar a metade da esfera. Por favor me ajude.
    Obrigado e parabéns.
    Marcelo peyotty@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que versão do programa você está usando, 2.49 ou 2.56?

    ResponderExcluir
  9. o Agair nãe tem como abaixa suas videos aulas?

    juliocesartete@hotmail.com

    me responde ai vlw flw.

    ResponderExcluir
  10. Olá Julio Cesar! Na verdade... os tutoriais de criação desse personagem do vídeo que você comentou, está a venda na forma de um CD-ROM no Mercado Livre. Além de todas essas aulas, tem também uns extras... Você pode adquiri-lo em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178482669-criando-personagens-com-blender-3d-curso-1-_JM. Logo lançaremos outros CD-Rons... Espera-se mais 3 para esse ano: mais dois sobre criação de personagens e um específico sobre animação.

    ResponderExcluir
  11. Olá Agair, eu estava usando a versão 2.56 mas agora estou c a 2.49 e ja consegui tirar a grade etc. Mas tenho outra dúvida. Na video aula 1 criação de personagem simples, não consegui fechar as faces do tronco arrastando um dos vértices (E) e apertando F. O que pode haver de errado? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. Pra fechar uma face vc precisa selecionar os 4 vértices antes de apertar F, se somente 1 ou dois vértices estiverem selecionados, nada vai acontecer. Ah... confira bem a posição de todos os 4 vértices para ver se não estão muito desalinhados também, mas... no mais... é isso... Você precisa de pelo menos 3 vértices selecionados para fazer uma face.

    ResponderExcluir
  13. Agair, você não poderia gravar sua voz com o som mais alto, meus alto-falantes estão no Maximo volume e mau ouço sua voz. Tenho que me aproximar dele

    ResponderExcluir
  14. Lucas, essa série de tutoriais foi gravada com o microfone de uma web cam velhinha que eu tinha aqui e estão todos (os dessa série) com o volume assim. Use fones de ouvido que a coisa resolve (ou adquira essa série de tutoriais no mercado livre, tenho um CD-R pra vender lá, inclusive com uns extras que não estão no blog). Mas nos demais vídeos de outras séries de tutos o problema foi resolvido e o áudio está ok!

    ResponderExcluir
  15. como celeciona aqueles tres presiso de resposta urgente vlw

    ResponderExcluir
  16. selecionar o negosso para fazer o nariz pf

    ResponderExcluir
  17. Caraca... não dá pra entender o que tu quer... seja mais específico. Anote em que minuto e segundo do vídeo isso é feito.

    ResponderExcluir
  18. aparti do 3:52 que vc fala "seleciona todos estes tres...

    ResponderExcluir
  19. A seleção de vértices ou qualquer outra coisa no blender é feita com o botão direito do mouse. Recomendo que assista as aulas do Caleb Souza antes de passar para as de criação de personagem, para que você se identifique melhor com o programa. Vá no link cursos, acima a esquerda, clique em cursos e assista desde a primeira aula.

    ResponderExcluir
  20. Você tem algum material com a versão 2.60 do blender, pois tenho muita dificuldade em aprender nos tutoriais de versões mais antigas já que faço confusão com as ferramentas pois muitas mudaram de posição e como sou iniciante tenho dificuldade em decorar seus nomes

    ResponderExcluir
  21. Os últimos tutoriais postados estão todos na versão nova no programa. Mas, caso queira algo mais específico, você pode fazer encomendas de tutorias na página de serviços.

    ResponderExcluir
  22. Olá,eu fiz tudo direito nesse tutorial mas como chego na parte de fechar o corpo não consegui.
    O do video como ele aperta "E" o corpo fecha sozinho..
    O meu não o que fazer?

    OBS:Parte de baixo do corpo.."Tronco do personagem"

    ResponderExcluir
  23. Olá gostaria de saber como fechar o corpo na parte de baixo.
    O do video quando ele clica "E" o corpo fecha automatico.
    O meu não está fechando igual o video.
    Poderia me ajudar?

    OBS:O som do video ta muito baixo"

    ResponderExcluir
  24. Seguinte, Seu Miserável... (rsrsrsrs, adorei essa...) em 9:20 no vídeo é criado um vértice extra através de extrusão (E). Depois disso, em 9:36, são selecionados 4 vértices por vez e criadas as faces que fecharão a malha. (selecione 4 vértices, pressione F, selecione outros 4 vértices e pressione F). Quanto ao baixo volume do som... desculpe, estava usando um microfone ruim nesses vídeos, mas o uso de fones de ouvido pode solucionar o problema! Os vídeos dos outros cursos estão com áudio bem melhor!
    Dúvidas também podem ser postadas no bate papo ao lado. Caso haja alguém online, sua dúvida será automaticamente respondida!
    Bons estudos!

    ResponderExcluir
  25. Obrigado pela ajuda,eu estava apertando "E" en vez de "F".

    Valeu mesmo,to adorando seus cursos!

    ResponderExcluir
  26. cara ... vc é foda .... parabèns pela video aula

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Agair! Bom eu estou seguindo os passos dos seus videos e tentando fazer na minha casa! Na parte em que você faz a extrução do pescoço onde vc seleciona os 6 vertices de baixo da cabeça. quando eu faço essa extrução ela não sai certa, nao desce o pescoço certo desce algo mais ou menos nesta forma /\ deu pra entender? não consegui de jeito nenhum resolver o problema! Abraço e obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve estar com a versão mais atual do programa... Faça o seguinte: selecione os vértices que vai precisar fazer extrusão, pressione a tecla E no seu teclado e logo em seguida confirme a extrusão digitando enter ou o clicando o botão direito do mouse antes de fazer qualquer movimento. Em seguida pressione a tecla G e mova os vértices que foram extrudados.. isso deve resolver seu problema. Qualquer coisa, deixe outro comentário.

      Excluir