Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Curso de Blender 3D - criação de personagem: aula 16 - Renderizando a animação.

Finalmente, depois de muito tempo, aqui está o último vídeo dessa sequência de tutoriais sobre a criação de personagens. Nesse vídeo você acompanhará o processo de renderização de animação no Blender 3D. O resultado exibido no vídeo apresenta no final uma animação curta, de aproximadamente 3 ou 4 segundos, mas, o que importa é que você tenha aprendido o processo de animar pois, desta forma, você estará apto a criar suas próprias animações.Espero que tenham gostado dessa série e conto com vocês na próxima série, que, com a criação de um outro personagem, também bastante simples, será abordada a criação de materiais mais complexos (com texturização através de mapeamento UV e talvez até uma introdução ao node editor) e animação de partículas hair através de soft body. Até a próxima e.....

Boa aula!!!!!

Agair Gil

17 comentários:

  1. Nossa fikou muito legal to esperano o proximo boneco!!!
    oh vc poderia me achudar a fazer um fogo no blender vlw

    ResponderExcluir
  2. Agradeço o comentário!!! Quanto ao próximo personagem... veremos quando vou conseguir gravar os próximos tutos...(espero que em breve!!!) Quanto ao fogo no blender... cara... existem várias formas de se fazer isso... veremos no futuro coloco esse tbm!!! Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  3. ai cara eu portei minha primeira animação como essa modelagem o site é http://alefefernando.blogspot.com/
    blz flw e obrigado

    ResponderExcluir
  4. Nossa cara... Vi a animação lá... meus parabéns hein!!! Agradeço por citar o blog nos créditos e, lembre-se: isso é só o começo, vem muito mais pela frente!!! Espero que continue nos visitando!!!

    ResponderExcluir
  5. eu tenho uma duvi va ao meu blog e veja e ve se pode responder

    ResponderExcluir
  6. alefernando, fui ao seu blog e deu uma olhada nas imagens e, analisando assim, posso dizer que pode ser um problema de iluminação, de modelagem, ou de texturização... pra que eu possa te ajudar preciso que me mande o arquivo, com as texturas empacotadas (se houverem texturas que não sejam procedurais) pro meu e-mail: agairgil@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. olha veja esse video http://www.youtube.com/watch?v=tjPIjpmg5j4&feature=related
    qual o nome do programa e ele e compativel com o blender

    ResponderExcluir
  8. Olha cara... aparentemente esse programa é o Maya 3D, que é um concorrente do Blender e é pago.... e caro!!! heheheh... Mas, quanto a compatibilidade... quase todos os formatos de arquivos CG conhecidos lhe são compatíveis, é só você salvar no formato correto no outro programa e importar da forma correta para o Blender. Porém, tudo que o Maya faz, o Blender faz também... eu, pelo menos, não trocaria o Blender, que é free, pelo Maya, que é pago sendo que desempenham praticamente a mesma função.

    ResponderExcluir
  9. Boa escolha!!! Os softwares free estão em constante crescimento e atualização e já estão em um nível muito bom!!!

    ResponderExcluir
  10. cara voce poderia mandar um tutorial de como fazer fogo por favor nao consigo encontrar na net

    ResponderExcluir
  11. Cara... vou ver o que posso fazer por você... Estou traduzindo um ótimo tutorial sobre fogo de um livro do tony mullen, mas é uma técnica mais complexa... outra forma de se fazer fogo é misturando-se partículas emiter... logo postarei um tutorial do tipo, aguarde!!!

    ResponderExcluir
  12. Beleza quando voce traduzir me avisa !!!!

    ResponderExcluir
  13. É normal a renderização da animação demorar muito msm q seja pequena?
    Quanto tmp demorou pra renderizaer essa ai?
    A minha tem a msm quantidade de frames e demorou bastante?

    ResponderExcluir
  14. O tempo de renderização vai depender de muitos fatores: capacidade de seu pc (creio que essa é a única que tenha como vc melhorar), transparências, sombras, efeitos... enfim... quanto mais complexa e realista a animação, mais demora o render. No caso desse personagem aí, usamos partículas. O processamento da renderização de partículas hair é demorado mesmo!!!

    ResponderExcluir
  15. Se vc usar outros renderizadores, que dão resultados mais realistas, a coisa pode demorar mais ainda!!! Yafaray e Lux render são dois renderizadores free que vc pode gostar. Mas, se vc quer renderizador que oferece ótimos resultados e um tempo menor de renderização do que os que falei anteriormente, tente o Octane render. Só que pra usar esse vc vai precisar ter uma placa gráfica no pc.

    ResponderExcluir