Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

sábado, 9 de outubro de 2010

Curso de Blender 3D - criação de personagem: aula 14 - Iniciando o processo de animação.

Após todo esse árduo trabalho, depois de todo o processo de modelagem e da colocação da armadura (bom... nem tão árduo assim... afinal... essa foi a versão fácil da coisa), estamos, finalmente prontos para iniciar o processo de animação. Nesse vídeo você verá como se utiliza algumas janelas do blender destinadas à animação 3D.

Boa aula!

Agair Gil

18 comentários:

  1. Nesse vídeo quando vou ajustar a posição da mão, o círculo de rotação dos eixos pra eu poder rodar a mão não muda de posição. Ele sempre fica reto. No vídeo o seu círculo de rotação virou juntamente com a mão e a rotação dela ficou certa. Ja tentei de tudo aqui mas não to conseguindo virá-la, o que faço?

    ResponderExcluir
  2. Sempre dê uma olhada na sala de bate papo... as vezes posso estar on pra tirar esse tipo de dúvida..
    Mas é simples o que vc tá querendo... Ao lado esquerdo daquele seletor de camadas (onde vc diz em que camadas ficarão as coisas e que provavelmente, se vc seguiu certinho o tuto, vc deixou o esqueleto em uma camada e a malha em outra), então... co lado dele tem um lugar onde vc define essa orientação e q normalmente vem como glogal... basta clicar ali e selecionar a opção normal...
    Simples assim...

    ResponderExcluir
  3. que letra vc fala no video para aperta naw consegui ouvir mas se for a letra E eu aperto ela naw aparece nadao que estou fazendo de errando.

    ResponderExcluir
  4. Se for a letra que eu aperto antes de mover o bone para uma nova posição é a letra G, se for a letra para inserir um novo keyframe, aí é a letra I, mas o ponteiro do mouse deve estar sobre a janela 3D, ok?!?!

    ResponderExcluir
  5. valeu e letra para inserir keyframe valeu de certo agora seu site e muito bom

    ResponderExcluir
  6. Agair, tive um problema na hora em que eu copio e colo a movimentação dos bones,
    quando eu clico na ferramenta copiar e depois colar "paste" ele tira a movimentação de um braço e vai para outro, só que o outro que eu movimentei primeiro fica reto.
    Você sabe como resolver este problema ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu entendi direito, o que vc quer é copiar a pose de uma lado do corpo e espelhá-la para o outro lado... correto?!?!? Caso seja isso, o procedimento é o seguinte: selecione o bone do qual você pretende copiar a pose, clique na ferramenta de colar mais a direita, e não na do meio (pois tem duas ferramentas de colar).
      Os atalhos seria assim: selecione o bone a ter a pose copiada, digite Ctrl+C, digite Shift+Ctrl+V. Assim você espelha a pose de um lado do corpo para o outro.
      Tente isso... caso não dê certo, entre em contrato novamente!

      Excluir
  7. Valeu Agair, era este o meu problema obrigado!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Agair, tenho outro problema agora, eu fiz a movimentação dos bones e deixei na mesma posição do seu personagem de braços abaixado, até aqui blz, está tudo funcionando sem problemas quando eu aperto a letra "i" e escolho "LocRotScale" aparece as opções no "Graph Editor" só que quando eu faço a movimentação do personagem usando o bones as opções do Graph Editor não aparece como no seu video e não consigo mecher em nada ficou muito confuso está parte, aquelas bolinhas que teriam que aparecer no Graph Editor não aparece só aparece algumas linhas, estou muito ansioso para terminar meu personagem mais travei nesta parte...



    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela atenção Agair.

      Obrigado.

      Excluir
    2. Então Agair começei a fazer a movimentação mais quando eu movo a cabeça do personagem os olhos ficam no mesmo lugar junto com o cabelo..

      mais quando mecho na base fica normal


      como posso resolver este problema ?


      Valeu !!!

      Excluir
    3. Pra resolver o problema do cabelo faça o seguinte: vá até os modificadores e coloque o modificador armature acima do particles. Para resolver o problema dos olhos vc deverá checar como está a influência dos bones no weight paint... os olhos devem ficar vermelhos quando vc seleciona o bone que deve controlar os olhos, e ficar completamente azuis quando seleciona qualquer outro bone...

      Excluir
    4. Valeu Agair vou testar agora mesmo !!!

      Obrigado...

      Excluir
    5. Por nada mano... qualquer coisa... é só postar por aqui, tentamos responder todas as dúvidas!!!

      Excluir