Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Setup de glúteos

Se você já está um pouco mais adiantado nos seus estudos de Blender 3D, ou de qualquer outro software de animação (como 3D max, Maya... ), pode já ter ficado incomodado com algumas deformidades estranhas que os glúteos das personagens apresentam na hora da animação (principalmente ao elevar-se as pernas). Normalmente, utilizando-se a forma convencional de criação do esqueleto, a personagem acaba sofrendo um achatamento do glúteo como o que é mostrado na figura 1, o que incomoda um pouco quando se quer uma ação mais realista.

Figura 1

O que se pretende com esse vídeo tutorial é apresentar uma forma de se configurar o esqueleto e posicioná-lo no glúteo para que esse achatamento não ocorra, resultando em uma deformação mais satisfatória para essa área. O resultado obtido com esse setup de glúteo é exatamente o que está mostrado na figura 2, gerando uma forma mais arredondada e mais realista.

figura 2

No vídeo tutorial, devido a um pequeno equívoco, não foi exposta a configuração ideal da influência do Stretch para os bones do glúteo, contudo, estamos disponibilizando o arquivo blend (executável no blender) usado no tutorial para que você possa estudá-lo mais detidamente. Para baixá-lo basta clicar aqui.

Boa aula!


Agair Gil

2 comentários:

  1. Obrigado pelo tutorial professor!!!
    agora minhas bonecas não precisam mais ir pra academia.
    continua assim que está demais as suas vídeo aulas!
    abração!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk... é isso aí Marcião... aproveite... Valeu pelo apoio mestre!!!!

    ResponderExcluir