Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Curso de Blender 3D - aula 13: Como selecionar. Câmera e suas propriedades.

Olá pessoal. Fiquei alguns dias sem postar a seqüência das aulas de Blender, mas estou compensando agora o atraso. Sou professor e criei o Blog durante o recesso escolar de julho, mas com o retorno das aulas, meu tempo ficou muito mais curto. De agora em diante, para adiantar o processo, estarei postando mais aulas do Caleb em cada vídeo tutorial, assim, você aproveita mais, concluiremos mais rápido esse curso com as principais funções do Blender e então poderemos passar à tutoriais mais específicos. Espero que estejam aproveitando bem o curso.

Essa próxima vídeo aula aborda a forma de se fazer a seleção de objetos tanto no modo edit quanto no object, além de demonstrar a diferença entre o uso da seleção na 3D view e nas outras janelas de ferramentas. É conteúdo também desse vídeo a câmera e suas propriedades: como posicioná-la, botões de atalho, tamanho, etc.

Boa aula!



Agair Gil

12 comentários:

  1. No blender 2.57 tem como precionar uma sequencia de botões para que a camera se mova até onde estiver a sua visão. Qual é essa sequencia de botões?

    ResponderExcluir
  2. Não sei se entendi direito a sua pergunta, mas, se vc clicar 0 no teclado numérico, vc terá a visão da câmera. Para saber qual a localização espacial, escalonamento e rotação da câmera, vc pode digitar a tecla N tendo a câmera selecionada (isso abrirá o painel transform, que, na verdade, não dá esses dados somente da câmera, mas de qualquer objeto que vc selecionar na 3D view), nesse painel que se abrirá você poderá digitar exatamente a posição, rotação e escalonamento que vc quer que sua câmera esteja...

    ResponderExcluir
  3. Tem uma cequencia de botões que faz isso sim. é CTRL+ ALT+ 0 e a camera se movera para a sua posição atual.

    Abraço...

    ResponderExcluir
  4. Boa dica... não tinha entendido a pergunta do cara, mas vc entendeu!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Agora quem tá em duvida sou eu rsrsrs, como eu seleciono um objeto inteiro no modo edit, se eu apertar "A" seleciona todos os objeto, como eu seleciono apenas um objeto? Ex.: eu dupliquei um objeto no modo "edit", agora eu quero separa-lo do outro, pois eles viram um só, como eu seleciono apenas um deles inteiro, sem precisar selecionar vértice por vértice. tipo botão direito + sei lá o que. entendeu? me manda teu email também valeu...

    ResponderExcluir
  6. Selecione um dos vértices do objeto que deseja selecionar e tecle Ctrl+L. e-mail do blog: gerararte@blogspot.com.

    ResponderExcluir
  7. Olá primeiramente queria agradecer por todas os vídeos que você posta, que realmente são muito bons , mas você poderia usar o Camtasia Studio 7 para Gravação e edição das Vídeo Aulas pois a qualidade é muito maior, mas se quiser Crackear ele para usar para sempre em vez de usar apenas 30 Dias eu posso Fazer uma Vídeo Aula ensinando e te mandar o URL do Vídeo... Te garanto que o Sucesso dos seus vídeos serão muito melhores... Mas mesmo assim agradeço, e sucesso em seu Blog que sem dúvida é um dos melhores que já vi até Hoje no Brasil... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo apoio e pela preocupação. Já pensei em usr o Cantasia, mas até agora tenho dado preferência para o tip cam por ser um software free para gravação de screens videos. Quem sabe em breve não migre para o Cantasia.... veremos...

    ResponderExcluir
  9. poxa eu faço tudo certinho mas chega na hora de desenha o copo nao estou conseguindo , nao sei oq fazer para fazer modelar x.x , sou novato aqui , mas estou muiito afim de aprende :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo é a prática meu caro! Reveja o vídeo e tente de novo!

      Excluir
  10. Qual a verso do blender usada neste tutorial? Não no curso mas sim só neste tutorial,e a 2.49b, por que se for a minha também e e tem umas coisas diferentes que a sua tem e a minha não

    ResponderExcluir