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quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Curso de Blender 3D - criação de personagem: aula 11- correção do aparentamento da malha ao esqueleto no painel weight paint.
Estamos quase acabando as configurações do esqueleto e o processo de modelagem, texturização, tudo isso para, sem erros ou maiores dificuldades, podermos animar nosso personagem. Agora falta pouco!!!
Com o cursor 3D sobre a janela de edição 3D, digite no teclado Crtl+A... isso fará com que a animação comece. Caso o personagem não se movimente, pode ser que você não tenha colocado os quadros chave de maneira adequada, aí vc terá que refazer o processo e assistir o vídeo novamente.
Olá novamente Agair. Surgiu mais um probleminha aqui devido à mudança brusca da interface do blender antigo para o 2.57. Não consigo associar a minha malha ao esqueleto. Quando seleciono a malha e logo depois os esqueleto, aperto Ctrl P e aparecem estas opções: "-Object -Armature Deform With Empty Groups With Envelope Weights With Automatic Weights -Bone"
Ja cliquei em todas pra ver o que acontece, mas quando clico em Pose Mode pra testar, o osso deforma toda a malha como se fosse uma borracha, isso em todas as opções. Já desmarquei o Deform, mas não adianta, porque o osso meche sozinho sem movimentar a malha. Me ajuda mais uma vez fazendo favor. Brigadão!
Para associar a malha a um esqueleto no Blender 2.5 basta selecionar primeiramente a malha, depois o esqueleto (e tem que ser exatamente nessa ordem) depois digite Crtl+P e selecione a opção With automatic weights, se não der certo, deve ser algum bug...
Veja se ele estão na posição correta, todo o aparentamento deve ser feito no edit mode, se vc estiver no pose mode não dará certo mesmo, selecione primeiro o bone que será o filho, depois o que será o pai. É isso... se não der certo, refaça assistindo com cuidado ao vídeo...
Agair, estou tendo um problema, quando eu vou para o weight paint. o meu boneco fica todo azul e com um olho vermelho, mas o seu fia todo azul e sem este olho vermelho, o quer sera que eu fis de errado? E eu acho que isto deve dar algum problema na movimentação do personagem
Para que você está usando o weight paint? Para associação da malha aos bones? Se for isso, primeiro selecione o esqueleto e coloque em pose mode, depois selecione a malha a qual vc quer associar esse esse bone. Com a malha selecionada vá para o weight paint. Selecione o bone com o botão direito, aperte tab para ir para edit mode. Verifique o painel de ferramentas a direita que deve estar agora em object data. Clique em vertex group. o bone ao qual vc quer associar a malha deve estar em destaque ali e a ferramenta weight deve estar em 1.000 para que este bone tenha total influência sobre a malha. Aí vc pode selecionar os vértices que vc quer a associar a esse bone e clicar em assign ou digitar tab e pitar a malha... Caso a dúvida persista entre em contato novamente!
eu ñ conseguir testar os movimentos do meu personagem, o que será que esta acontecendo?
ResponderExcluirvc pode mim ajudar?
Com o cursor 3D sobre a janela de edição 3D, digite no teclado Crtl+A... isso fará com que a animação comece. Caso o personagem não se movimente, pode ser que você não tenha colocado os quadros chave de maneira adequada, aí vc terá que refazer o processo e assistir o vídeo novamente.
ResponderExcluirOlá novamente Agair. Surgiu mais um probleminha aqui devido à mudança brusca da interface do blender antigo para o 2.57. Não consigo associar a minha malha ao esqueleto. Quando seleciono a malha e logo depois os esqueleto, aperto Ctrl P e aparecem estas opções:
ResponderExcluir"-Object
-Armature Deform
With Empty Groups
With Envelope Weights
With Automatic Weights
-Bone"
Ja cliquei em todas pra ver o que acontece, mas quando clico em Pose Mode pra testar, o osso deforma toda a malha como se fosse uma borracha, isso em todas as opções. Já desmarquei o Deform, mas não adianta, porque o osso meche sozinho sem movimentar a malha. Me ajuda mais uma vez fazendo favor. Brigadão!
Para associar a malha a um esqueleto no Blender 2.5 basta selecionar primeiramente a malha, depois o esqueleto (e tem que ser exatamente nessa ordem) depois digite Crtl+P e selecione a opção With automatic weights, se não der certo, deve ser algum bug...
ResponderExcluirOi Agair. Eu estou com um problema, não consigo conectar o bone "coluna1" aos bones da cintura e ao bone "coluna2". O que eu faço?
ResponderExcluirVeja se ele estão na posição correta, todo o aparentamento deve ser feito no edit mode, se vc estiver no pose mode não dará certo mesmo, selecione primeiro o bone que será o filho, depois o que será o pai. É isso... se não der certo, refaça assistindo com cuidado ao vídeo...
ResponderExcluirAgair, estou tendo um problema, quando eu vou para o weight paint. o meu boneco fica todo azul e com um olho vermelho, mas o seu fia todo azul e sem este olho vermelho, o quer sera que eu fis de errado? E eu acho que isto deve dar algum problema na movimentação do personagem
ResponderExcluirPode dexar já resolvi o problema, era que eu não apertei shift e o botão direito do mouse para selecionar a malha e o bones do olho
ResponderExcluirAgora estou tendo outro problema eu clico no modo de edição weight paint, depois clico para pintar, mas não da, não aparece cor nenhuma
ResponderExcluirPara que você está usando o weight paint? Para associação da malha aos bones?
ResponderExcluirSe for isso, primeiro selecione o esqueleto e coloque em pose mode, depois selecione a malha a qual vc quer associar esse esse bone. Com a malha selecionada vá para o weight paint. Selecione o bone com o botão direito, aperte tab para ir para edit mode. Verifique o painel de ferramentas a direita que deve estar agora em object data. Clique em vertex group. o bone ao qual vc quer associar a malha deve estar em destaque ali e a ferramenta weight deve estar em 1.000 para que este bone tenha total influência sobre a malha.
Aí vc pode selecionar os vértices que vc quer a associar a esse bone e clicar em assign ou digitar tab e pitar a malha...
Caso a dúvida persista entre em contato novamente!