Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Curso de Blender 3D - criação de personagem: aula 11- correção do aparentamento da malha ao esqueleto no painel weight paint.

Estamos quase acabando as configurações do esqueleto e o processo de modelagem, texturização, tudo isso para, sem erros ou maiores dificuldades, podermos animar nosso personagem. Agora falta pouco!!!

Boa aula!

Agair Gil

10 comentários:

  1. eu ñ conseguir testar os movimentos do meu personagem, o que será que esta acontecendo?
    vc pode mim ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Com o cursor 3D sobre a janela de edição 3D, digite no teclado Crtl+A... isso fará com que a animação comece. Caso o personagem não se movimente, pode ser que você não tenha colocado os quadros chave de maneira adequada, aí vc terá que refazer o processo e assistir o vídeo novamente.

    ResponderExcluir
  3. Olá novamente Agair. Surgiu mais um probleminha aqui devido à mudança brusca da interface do blender antigo para o 2.57. Não consigo associar a minha malha ao esqueleto. Quando seleciono a malha e logo depois os esqueleto, aperto Ctrl P e aparecem estas opções:
    "-Object
    -Armature Deform
    With Empty Groups
    With Envelope Weights
    With Automatic Weights
    -Bone"

    Ja cliquei em todas pra ver o que acontece, mas quando clico em Pose Mode pra testar, o osso deforma toda a malha como se fosse uma borracha, isso em todas as opções. Já desmarquei o Deform, mas não adianta, porque o osso meche sozinho sem movimentar a malha. Me ajuda mais uma vez fazendo favor. Brigadão!

    ResponderExcluir
  4. Para associar a malha a um esqueleto no Blender 2.5 basta selecionar primeiramente a malha, depois o esqueleto (e tem que ser exatamente nessa ordem) depois digite Crtl+P e selecione a opção With automatic weights, se não der certo, deve ser algum bug...

    ResponderExcluir
  5. Oi Agair. Eu estou com um problema, não consigo conectar o bone "coluna1" aos bones da cintura e ao bone "coluna2". O que eu faço?

    ResponderExcluir
  6. Veja se ele estão na posição correta, todo o aparentamento deve ser feito no edit mode, se vc estiver no pose mode não dará certo mesmo, selecione primeiro o bone que será o filho, depois o que será o pai. É isso... se não der certo, refaça assistindo com cuidado ao vídeo...

    ResponderExcluir
  7. Agair, estou tendo um problema, quando eu vou para o weight paint. o meu boneco fica todo azul e com um olho vermelho, mas o seu fia todo azul e sem este olho vermelho, o quer sera que eu fis de errado? E eu acho que isto deve dar algum problema na movimentação do personagem

    ResponderExcluir
  8. Pode dexar já resolvi o problema, era que eu não apertei shift e o botão direito do mouse para selecionar a malha e o bones do olho

    ResponderExcluir
  9. Agora estou tendo outro problema eu clico no modo de edição weight paint, depois clico para pintar, mas não da, não aparece cor nenhuma

    ResponderExcluir
  10. Para que você está usando o weight paint? Para associação da malha aos bones?
    Se for isso, primeiro selecione o esqueleto e coloque em pose mode, depois selecione a malha a qual vc quer associar esse esse bone. Com a malha selecionada vá para o weight paint. Selecione o bone com o botão direito, aperte tab para ir para edit mode. Verifique o painel de ferramentas a direita que deve estar agora em object data. Clique em vertex group. o bone ao qual vc quer associar a malha deve estar em destaque ali e a ferramenta weight deve estar em 1.000 para que este bone tenha total influência sobre a malha.
    Aí vc pode selecionar os vértices que vc quer a associar a esse bone e clicar em assign ou digitar tab e pitar a malha...
    Caso a dúvida persista entre em contato novamente!

    ResponderExcluir