Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Criação de personagem com Blender 3D: aula 30

Olá pessoal! Pedimos desculpas por ter deixado de postar um novo tutorial na semana passada, mas as coisas ficaram meio corridas com o final do semestre chegando, o que ainda foi agravado devido a necessidade de rever algumas coisas relacionadas as permissões dos vídeos aqui do blog. Uma novidade é que os vídeos não utilizarão mais o player do youtube, mas sim do vimeo.
Bem, indo ao que interessa de verdade... este vídeo apresenta a continuação das configurações do esqueleto de nosso personagem. Serão feitas algumas correções no esqueleto da mão e do braço, a criação do esqueleto das pernas e da cabeça, assim como espelhamento do esqueleto e distribuição deste em camadas de acordo com a função exercida pelos bones.
Boa aula!



Agair Gil

26 comentários:

  1. Vc não merece apenas contribuições, vc merece muitos mais pelas aulas de 3d e acima de tudo pela humildade de expor suas ideias e seu tempo.

    Parabéns! seja sempre essa pessoa grandiosa e brilhante, pois Deus te escolheu pra dar frutos.

    sucesso campeão. conte comigo.

    ResponderExcluir
  2. Valeu camarada... obrigado mesmo pelo apoio e elogios!!!

    ResponderExcluir
  3. Ei agair, ja foi lançada a versão 2.58, veja:
    http://blenderevolution.wordpress.com/2011/06/22/blender-2-58-disponivel-para-download/

    ResponderExcluir
  4. Pois é cara.. Já tô com ela no pc!!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Eu uso o blender no notebock como eu faço para espelhar os ossos do lado esquerdo para o direito sem usar os atalhos do teclado numerico?

    ResponderExcluir
  6. Se for a versão 2.5 é só clicar em scale no topo esquerda e digitar -1. Se for a versão 2.49, vá em Armature>transform>scale, clique em scale e digite -1. Mas te recomendo comprar um teclado numérico pra leptop que tem pra vender em qualquer loja de informática e não custa mais que R$ 50,00 e vai te ajudar muito!!!

    ResponderExcluir
  7. Não estou conseguindo assistir a aula 30 é ultima que me falta desse tutorial!
    As aulas são ótimas, valeu!

    ResponderExcluir
  8. Aqui a aula 30 está rodando normalmente. Talvez seja algum problema de seu navegador.

    ResponderExcluir
  9. cara quando eu aparento o esqueleto a malha, os dedos do personagem fica todo torto com se eles tivessem virado ao contrario...
    pq isso aconteceu?

    ResponderExcluir
  10. Provavelmente algum erro na configuração do esqueleto. Tenta checar a posição dos ossos no edit mode e no pose mode se está igual. Mas achance de ser isso é grande. Se for, vc terá que refazer o rigging da mão.

    ResponderExcluir
  11. Por favor, informe qual é o erro identificado. Aqui está funcionando normalmente!

    ResponderExcluir
  12. vc aplicou mirror no outro tutoial mais simples, então quando eu aparento a malha ao esqueleto só mexe o lado direito, e em alguns ossos ele parte a malha ao meio, vc não esplicou se tem q tirar o mirror ou não, O q fazer?

    ResponderExcluir
  13. Olha a falta de atenção ao assistir as aulas... as vezes um detalhezinho faz toda a diferença. Você deve aplicar o efeito mirror assim que acabar a modelagem clicando em apply.

    ResponderExcluir
  14. Então ao aplicar o efeito mirror e aparentando a malha ao osso irá mexer os dois lados? Suas aulas são ótimas, seria bom uma fazendo jogos, renderização realisticas, animando camera, fazendo uma animação completa. Valeu.

    ResponderExcluir
  15. hehe... é que, se vc não aplicar o efeito mirror, ao mover o bone do braço direito, por exemplo, como o mirror não foi aplicado o outro braço moverá junto...
    Logo teremos novas aulas... tem faltado tempo...

    ResponderExcluir
  16. Agora funcionou beleza, valeu Agair.
    Essas aulas vão até que numero, 34?

    ResponderExcluir
  17. Até 34 sim... no dvd tem uns extras pra quem adquirir...

    ResponderExcluir
  18. Vc, podia encinar um tutorial como fazer essa animação:http://www.youtube.com/watch?v=-eMK8V_SJ_c&feature=fvsr. é 10

    ResponderExcluir
  19. Jadir... basta seguir as dicas do próprio tutorial... A parte final desse curso indica como fazer animação. Não demonstra uma animação completa, mas já dá pra ter uma ideia!!!

    ResponderExcluir
  20. parabens pelo seu trabalho. graças a vc eu apremdi mta coisa sobre o blender.
    mas eu tow cm um problema. c vc pode me ajudar.
    então. eu uso o blender 2.6 e não tow conseguindo aplicar estes controladores que vc esta ensinando ai. eu acho que faço tudo certo mas acaba dando errado.
    ce puder me ajudar eu agradeço.
    qualquer coisa me email é legionariano@hotmail.com
    parabems....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... o processo de colocar os controles é um pouco diferente na versão nova do programa. O Inverse Kinematic (IK) funciona igual, mas para colocar outras constraints vc deve ir no menu bone constraints. Lá vc conseguirá adicionar o copy location e o copy rotation. (ícone é um osso com elos de corrente. Estamos planejando um novo tuto na versão nova do programa.

      Excluir
    2. valeu pela dica eu até qu ja estou conseguindo colok os control mais o menos
      mas msm assim eu aproveitei quase 100% das suas video aulas.
      mt bom msm

      Excluir
    3. Opa!!! Que bom saber que ajudei! Obrigado pelo apoio e continue estudando!

      Excluir
  21. ai amigo como eu mudo o osso por aqueles objetos, tipo quadradados circulos etc. ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua assistindo esse curso que nele ensina. Pelo menos na versão 2.49b...

      Excluir