Senhoras e senhores, meninos e meninas, para os que tinham uma curiosidade absurda sobre como fazer animação de expressões faciais no Blender 3D, chegou a hora de começar a minimizar essa angústia voraz!!! Este vídeo tutorial que se segue é dedicado a explicar o funcionamento das shape keys, demonstrando como fazer para que seu personagem expresse-se com movimentos da face, inclusive havendo a possibilidade de configurar a articulação das vogais e consoantes para o momento de fazer a animação de falas.
Shape key nada mais é do que uma remodelagem do personagem para que este apresente as movimentações de malha que precisamos, como será demonstrado no vídeo.
Agair Gil
Bom dia Agair,
ResponderExcluirGostqaria de contribuir(doação). E gostaria tambem que EM BREVE vc montasse um tutorial de modelagem e rigging de um carrinho CARTOON semelhante ao Relampago McQueen, se possivel, te agradeço muito, ok?
abraço e sucesso.
Silvio Cesar
Olá!!! Inicialmente obrigado pelo apoio, e quanto ao tutorial, já está programado para em breve termos, já com o Blender 2.5, tutoriais sobre modelagem de árvores utilizando-se de um script, assim como da modelagem de carros e outras coisas do tipo. Também veremos mais detalhadamente outras ferramentas de grande importância como o node editor, o NLA editor e tudo mais... Se tudo correr conforme o esperado e continuar crescendo o número de acessos e contribuições, creio que teremos cada vez mais material interessante por aqui.
ResponderExcluirAs shap kyes tem q estar sempre com o valor 1.00?
ResponderExcluirQuamdo eu seleciono a armadura as shap kyes se misturam virando uma só !!!
ResponderExcluirProvavelmente algum probleminha na configuração das shapes...
ResponderExcluirNão necessariamente...
ResponderExcluirei eu não achei os shape keys no meu blender 2.63
ResponderExcluirVá em object data (o símbolo é um triangulo de ponta cabeça... Está do lado direito da janela. Uma das ferramentas disponíveis ali é a de criação e edição de shape keys. Para criar shape keys clique no sinal de mais.
ExcluirValeu cara me ajudou de mais :D
ResponderExcluirPor nada, mano!
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