Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

sábado, 25 de junho de 2011

Criação de personagem com Blender 3D: aula 31

Senhoras e senhores, meninos e meninas, para os que tinham uma curiosidade absurda sobre como fazer animação de expressões faciais no Blender 3D, chegou a hora de começar a minimizar essa angústia voraz!!! Este vídeo tutorial que se segue é dedicado a explicar o funcionamento das shape keys, demonstrando como fazer para que seu personagem expresse-se com movimentos da face, inclusive havendo a possibilidade de configurar a articulação das vogais e consoantes para o momento de fazer a animação de falas.
Shape key nada mais é do que uma remodelagem do personagem para que este apresente as movimentações de malha que precisamos, como será demonstrado no vídeo.

Boa aula!


Agair Gil

10 comentários:

  1. Bom dia Agair,

    Gostqaria de contribuir(doação). E gostaria tambem que EM BREVE vc montasse um tutorial de modelagem e rigging de um carrinho CARTOON semelhante ao Relampago McQueen, se possivel, te agradeço muito, ok?

    abraço e sucesso.
    Silvio Cesar

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Inicialmente obrigado pelo apoio, e quanto ao tutorial, já está programado para em breve termos, já com o Blender 2.5, tutoriais sobre modelagem de árvores utilizando-se de um script, assim como da modelagem de carros e outras coisas do tipo. Também veremos mais detalhadamente outras ferramentas de grande importância como o node editor, o NLA editor e tudo mais... Se tudo correr conforme o esperado e continuar crescendo o número de acessos e contribuições, creio que teremos cada vez mais material interessante por aqui.

    ResponderExcluir
  3. As shap kyes tem q estar sempre com o valor 1.00?

    ResponderExcluir
  4. Quamdo eu seleciono a armadura as shap kyes se misturam virando uma só !!!

    ResponderExcluir
  5. Provavelmente algum probleminha na configuração das shapes...

    ResponderExcluir
  6. ei eu não achei os shape keys no meu blender 2.63

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá em object data (o símbolo é um triangulo de ponta cabeça... Está do lado direito da janela. Uma das ferramentas disponíveis ali é a de criação e edição de shape keys. Para criar shape keys clique no sinal de mais.

      Excluir