Para ajudar a manter o blog totalmente gratuito, você pode fazer uma doação de qualquer valor através de transferência bancária ou depósito em conta corrente, adquirir nossos produtos ou contratar nossos serviços. Para maiores informações clique em doações, produtos ou/e em serviços. Contamos com você!

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Curso de Blender 3D - criação de personagem: aula 8 - criando shape keys para animação de boca e olhos

Gostaria de iniciar essa postagem pedindo desculpas para os blenderianos de plantão que estão seguindo as vídeo aulas, por ter demorado um pouco pra postar a continuação das vídeo aulas de criação de personagem... estive bastante ocupado nessa semana.
Houveram algumas reclamações com relação a qualidade do áudio dos vídeos, mas isso logo será resolvido, contudo não nessa série de criação de personagem, pois todos os vídeos já foram gravados, só estão esperando ser postados. O áudio dos vídeos foi capturado com o microfone de uma webcam meio furreba, e minha placa de som parece não estar muito boa... Mas isso estará resolvido na sequência docurso de criação de personagens. Após essa sequência de vídeos, aprenderemos a criar materiais específicos utilizando mapeamento UV, node editor e tudo mais!!!

Esta vídeo aula contém a criação de shape keys para os olhos e boca do personagem que estamos criando, contudo, devido a um erro (a não aplicação do mirror), isso será rapidamente refeito no vídeo 9, porém, aqui está a explicação bem clara e pausada desse tema e, mesmo que você precise repetir depois, vale a pena cumprir esse passo. Além do shape key, criaremos também materiais diversificados para a malha dos olhos.

Boa aula!

Agair Gil

8 comentários:

  1. Cara você é muito bom eu tbm gosto muito de música e desenho, tanto é que toco bateria e desenho (tento)hehe...
    mas gostei muito dos cursos que vc postou aki, estou com o intuito de começar uma animação mas estou sózinho nessa, acabei de comprar uma tablet para desenho, estou me dando muito bem com ela, mas se vc puder me da umas dicas como proceder para começar minha animação, sabe aquele negocio do passo a passo, eu serei muto grato a vc por toda a vida. muito obrigado e continue esse trabalho maravilhoso que vc tem. Deus Abençoe muito

    Att
    DENYDRUM

    ResponderExcluir
  2. Nossa... vc é mesmo demais... nunca vi ninguém tocar desenho!!!! kkkkkkkkkkkk. Brincadeirinha!!!
    Bom.. valeu mesmo pelos elogios cara. Quanto ao processo de animação, continue seguindo esses tutoriais que, lá pelo final da série, você aprenderá alguns princípios da técnica e, se vc estiver empenhado, assista a série que está sendo postada agora (após terminar de absorver o conteúdo dessa que vc já está seguindo), nela será apresentado com mais detalhes técnicas e dicas de animação que poderão te ajudar bastante!!! Vá na página cursos que lá tem link pra todas as vídeo aulas do blog!

    ResponderExcluir
  3. Ah... lembrando... logo teremos também um curso muito bom de canto... Vai ser D+!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Aonde encontro shape keys na versão 2.58?

    ResponderExcluir
  5. Entre o ícone de modificadores e dos materiais, há um ícone representado por um triângulo invertido. Lá vc encontrará o que precisa. Para adicionar novas shapes basta clicar no sinal de + ao lado do quadro de shape keys.

    ResponderExcluir
  6. Não consigo de jeito nenhum fazer os olhos do personagem piscar.Adiciono as shapes,como no vídeo,movimento a barrinha e nada aparece na 3D view.O que faço?

    ResponderExcluir
  7. Verifique alguns detalhes: vc adicionou uma ou duas shapes? Ao adicionar shape keys vc deve adicionar a primeira que sera a "base", para então adicionar as demais, que aparecerão enumeradas (key 1, key 2...)mas vc pode renomeá-las. A ideia da shape key é fazer a transição entre mapas de posicionamento dos vértices, portanto, para que isso seja possível, são necessárias duas ou mais shape keys. Vc está movimentando a barra da shape key no modo edit... se estiver... é por isso. Vá para o object mode para ver o movimento acontecer.

    ResponderExcluir
  8. Descobre o problema pessoal, no 2.5 o shapekey tem que ser criado antes da modificação e a barra deve ser levada até o final, para só então fazer a modificação.
    Valeu, e espero que tenham entendido...

    ResponderExcluir