Iniciamos mais um passo na sua jornada de aprendizagem em modelagem e animação 3D utilizando o Blender! Depois de algum tempo afastado do blog e não produzindo quase nada nessa área de arte 3D, pois andava muito ocupado no trabalho, voltei agora com força total e com uma nova e inédita série de criação de personagem utilizando agora o processo de modelagem poligonal, que permite um maior detalhamento das características do personagem (não que a técnica de box modeling, anteriormente abordada, não dê bons resultados também). Essa técnica é um pouco mais complexa, portanto, é bom que, antes de mergulhar nesse novo curso, você já tenha um certo domínio das ferramentas do Blender.
Esse curso, como o anterior, te mostrará o que será necessário fazer para criar o personagem partindo do nada te conduzindo até o processo de animação, contudo, desta vez você deve preparar-se para trabalhar mais a fundo com processos de criação de materiais e textura, uma modelagem bem mais completa e complexa, com uma riqueza de detalhes maior.
Neste primeiro vídeo você aprenderá a utilizar imagens de fundo para servirem de base para a modelagem (background image) e iniciará a modelagem do nariz.
A imagem abaixo, que você pode baixar e salvar no seu computador, é a imagem que foi usada de fundo para a orientação da modelagem.
A imagem abaixo, que você pode baixar e salvar no seu computador, é a imagem que foi usada de fundo para a orientação da modelagem.
Boa aula!
Agair Gil
Estou me iniciando no universo do Blender, e ao encontrar seus videos no youtube me interesse muito!, mas a imagem que você disponibiliza no blog tem uma qualidade muito inferior ao que você utiliza em seu video, por favor disponibilize a imagem em qualidade maior
ResponderExcluirObrigado! :-)
Cara... a definição da imagem não está ruim não, você tem que, primeiro, clicar na imagem com o botão esquerdo do mouse (isso fará com que a imagem apareça ampliada), depois é que vc deverá clicar com o botão esquerdo e salvar a imagem em seu pc. Ok? Espero ter ajudado...
ResponderExcluirSim, obrigado me ajudou
ResponderExcluirEntão vc estava mesmo baixando a imagem desse tamanho que aparece na página aqui né?!?!... rsrsrsrs... Sempre, ao baixar uma imagem da net, vc deve clicar nela primeiro para que ela revele seu tamanho real. Que bom ter sido útil pra vc essas dicas cara... e continue seguindo os tutos que vc terá sucesso!!!
ResponderExcluiro meu blender é mais novo ,isso atrapalha muito para mim
ResponderExcluirA versão anterior e essa nova são praticamente iguais... vc só precisa se adaptar as mudanças da interface, pq o resto é tudo a mesma coisa... as ferramentas, os atalhos de teclado...
ResponderExcluirtudo igual....
Vc poderia me explicar como faço para o 'plano' virar e aparecer como o retangulo?Vc explicou aos 4:10 min mas eu n intendi.
ResponderExcluirObrigada
Não entendi sua pergunta... desculpe... Será que dá pra explicar melhor sua dúvida?
ResponderExcluirQuase nem eu entendi.Mas já consegui resolver.
ResponderExcluirObrigada =]
Que bom então... bons estudos!!!
ResponderExcluiragair me passa teu msn para vc me ensinar uma coisa da para fazer personagen de digimon no blender me fala por favor
ResponderExcluirOlá Gabriel. Como já disse em resposta a outro comentário, experimente acompanhar todas as vídeo aulas na página cursos. Caso tenha dúvidas no processo vc pode postá-las aqui, contudo, para consultoria individualizada há um valor a ser negociado.
ResponderExcluircara vc poderia fazer uma video aula como fazer um personagen de digimon me fala se vc consegue para eu aprender ok vlw
ResponderExcluirGabriel, aconselho que assista as vídeo ulas de criação de personagens aqui do blog. O procedimento para criação de personagens é o mesmo, basa vc adaptar tanto a modelagem quanto processo de rigging e tudo mais ao personagem que vc quer criar.
ResponderExcluirok vlw mas dps vc poderia fazer um personagen de digimon ficar legal para quem quer aprender a fazer personagans de anime e mim passa teu msn
ResponderExcluirO msn e e-mail do blog é gerararte@hotmail.com
ResponderExcluirei como vc meche a foto para ficar aquele zom n sei fazer aquilo tem que clica em alguma coisa
ResponderExcluirei pq vc num fais um tutorial de personagens de animes fais um tuto sobre como fazer um personagen de dragon ball modelando me responder.
ResponderExcluirCara... não há necessidade de eu fazer um tutorial específico para modelagem de um determinado personagem... as técnicas a serem usadas são as mesmas. Escolha a imagem de background do personagem que deseja modelar e ponha a mão na maça! A forma de fazer a coisa será igual a utilizada nesse personagem, basta adaptar ao personagem desejado...
ResponderExcluirmas eu n sei os botoes para aperta me ensinar os botoes que é para aperta ok vlw
ResponderExcluirAssista a segunda série de tutoriais de criação de personagens.
ResponderExcluircomo vc seleciona alguma parte da imagem e ela fica do seu lado esquerdo para vc a modelar (aos 7:20) Vlw
ResponderExcluirAguardo respostas!
Acho que vc está enganado cara... o lado esquerdo do modelo é apenas o mirror. Não modelo nada do lado esquerdo, só do lado direito. Explique melhor sua dúvida.
ResponderExcluirCara,mto bom os tutoriais,conheço o blender há pouco tempo e estou aprendendo mto com as vídeo aulas... Consegui fazer o personagem mais simples bem rápido (pelo menos eu acho rs). Gostaria de saber se para ter um sucesso profissional em computação gráfica é necessário ter conhecimento de técnicas de desenho e coisas do tipo? Vlw...
ResponderExcluirJunior... quanto mais você dominar de arte melhor... e não digo só desenho, mas também escultura, modelagem, música, teatro... enfim... tente ser um artista completo!!!
ResponderExcluirCara tem muita gente em dúvidas, como por exemplo:
ResponderExcluircriar um personagem do digimon.
é como vc disse
- é só colocar a imagem em background e por a mão na massa.
eu assisti todas as videos aulas e entendi perfeitamente, só q invés de colocar a sua img eu fiz com a minha img eu tirei duas fotos minhas, lateral e frontal o fiz a modelagem...
vc me ajudou muito, eu terminei e saiu perfeitamente, eu aproveitei e adicionei no meu próprio game 3D...
Valeu cara foi muito ultil as suas videos aulas espero q continue com seu trabalho cara, pq está sendo muito ultil para quem estar começando agora cara!!! flw ...
Valeu... fico feliz por ter ajudado!!!
ResponderExcluirolá, estpu com dificuldade para realizar o blender pelo seu tutorial, eu gostaria de saber, apartir dos 4 minutos, a sua tela esta em fromt ou top ? pois o o fromt ele n fica retangulo como no seu desenho, e quando voce aplica o mirror para duplicar, eu realmente me perco, eu n consigo ver direto a sua forma e tbm n consigo fazer a ligação ficar para cima, por favor, poderia me dizer oq eu fasso ?
ResponderExcluirobg
A a partir dos 4 minutos, a janela maior está em top view (7), a janela no topo a direita está em font view (1) e a janela de baixo a direita está em side view (3). Assista com calma o tuto e tente ver em tela cheia que ajuda. Caso realmente não consiga ver as coisas direito, compre o vídeo que ele tem uma resolução melhor que a que está no youtube.
Excluirvc pode faser um tutorial de modelagen poligonal no blender 2.60 ou 2.62 vlw
ResponderExcluirJá temos tutoriais na versão 2.6... olhe na página de cursos. Não é de personagem, mas tem várias aulas na versão nova do programa...
Excluircomo você fês pra dividir o plano na metade do nariz dele em 5:03 do video?
ResponderExcluirA resposta está no próprio vídeo... Ctrl+R
ExcluirNão entendi bem o que voce esta fazendo em 6:12. Você da dando estrusões?
ResponderExcluirEstou posicionando os vértices do plano que está sendo usado para que fique de acordo com a imagem de background.
Excluira ta vlw pela resposta,
Excluircomo você fês para selecionar toda mesh em 7:27, porque eu aperto ctrl+a para selecionar tudo e seleciona só a metade, e não tudo, como você fás isso?
ResponderExcluirTecle somente a tecla "A". Com ela vc pode selecionar tudo ou tirar a seleção de tudo.
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